Mais de 100 municípios catarinenses estão envolvidos com o segmento do Cicloturismo, sendo 54 com rotas já consolidadas e outros 53 em consolidação – seis são repetidos por conta do novo Circuito contornando o Parque Nacional da Serra do Itajaí, que faz intersecção com o já consolidado Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu.
“O turismo de natureza promove desenvolvimento territorial, saúde e qualidade de vida. Atuamos na criação de políticas públicas que venham ao encontro das demandas deste setor e de suas respectivas regiões turísticas”, afirma o deputado.
Através da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, o deputado já conduziu o Encontro de Cicloturismo da Região Sul, e debateu a construção de políticas públicas estaduais e regionais, sinalização e governança de rotas cicloturísticas, além da inteligência de dados e o papel das IGRs (Instâncias de Governança Regionais) de Turismo na consolidação do segmento.
A primeira etapa do Fórum de Políticas Públicas em Cicloturismo, com pesquisadores, turismólogos, representantes de Circuitos e de IGRs também foi realizada. Esta reunião teve como objetivo definir os tópicos essenciais para regulamentação da Lei nº 18.384/2022, que cria a Política de Incentivo ao Cicloturismo do Estado de Santa Catarina.
No período de 4 a 14/06/2024 ficará disponível um formulário para coletar as proposições dos consórcios de municípios, gestores públicos, privados e sociedade civil em geral. Saiba mais e envie suas contribuições pelo link
https://bit.ly/Regulamentacao-Cicloturismo
A minuta do decreto deverá ser posteriormente validada na 3ª Conferência de Cicloturismo do Vale Europeu, que acontecerá em 24 e 25/06 em Timbó.