No turismo a principal utilidade da inteligência artificial (IA) é personalizar as experiências dos turistas, seja na hora de organizar a viagem, como durante os passeios e atividades turísticas.
A IA tem a pretensão de personalizar as experiências das viagens, sugerindo atividades, itinerários e locais com base nas preferências e desejos dos viajantes. Mas isto vai impactar as agências de viagens?
A chegada da internet em meados da década de 1990 causou temor entre os agentes de viagens, pois os viajantes poderiam comprar e emitir os bilhetes aéreos e comprar os ingressos diretamente de suas casas. Passados 30 anos da chegada da internet e cerca de 10 anos da disseminação da banda larga no Brasil, as agências de viagens continuam emitindo bilhetes aéreos e fornecendo diversos serviços aos milhões de viajantes.
Sim, concordo que a IA ajudará cada vez mais na tomada de decisões, personalizará as experiências e automatizará as tarefas, mas não se iluda, o diferencial no turismo são as pessoas, os trabalhadores e trabalhadoras, sempre foi e sempre será.
Fato, o vendedor de passagens corre risco, porém o consultor de viagem não, este vai ter que se adequar mais uma vez a uma nova realidade. À medida que a tecnologia avança, podemos esperar ainda mais desafios para o fenômeno turístico. E você já usou a IA para organizar um roteiro de viagem? Testa.
- Rafael Freitag é Msc em Turismo e consultor na área. Escreve quinzenalmente para o Portal Economia Criativa SC