Quem Somos
Um olhar criativo sobre o Brasil e os brasileiros
Somos um Portal de Notícias comprometido com a revolução criativa e as potencialidades dos brasileiros.
Aqui, não bloqueamos leitores! Informação é direito de tod@s.
O Portal Brasil Criativo nasceu da necessidade de ampliar o leque de informações sobre a potência criativa do Brasil em todas as áreas.
Queremos iluminar fatos e versões com potencial para transformar a sociedade e o território.
Nosso propósito é contribuir para a maior visibilidade das pessoas e das comunidades inspiradas pela perspectiva criativa na transformação do mundo ao seu redor.
O escopo editorial do Portal Brasil Criativo é plural e diversificado sobre temas que vão da economia à política, cultura e cotidiano, cidade e território.
Além do site, o Portal Brasil Criativo circula nas redes sociais – Facebook, Instagram e X (ex-Twitter).
Editor Geral: Homero Gomes
Jornalista Responsável:
Designer: Isaias Zaião
Todos os conteúdos do Portal Brasil Criativo podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se dê o devido crédito.
- Segundo o Relatório de Economia Criativa 2018 da Unesco, a economia criativa é um setor dinâmico que gera renda, emprego e exportações, além de promover a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. O relatório destaca que os países em desenvolvimento representam 54% do total de exportações de bens criativos em 2015, sendo que o Brasil ocupa o 9º lugar no ranking mundial.
- De acordo com o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, realizado pela Firjan em 2019, o setor criativo empregava mais de 837 mil pessoas formalmente em 2017, sendo responsável por 2,61% do PIB nacional. O estudo identifica 13 segmentos criativos, divididos em quatro grandes áreas: Consumo (design, arquitetura, moda e publicidade), Cultura (patrimônio e artes, música, audiovisual e mercado editorial), Mídias (rádio e TV) e Tecnologia (softwares de lazer).
- A inovação social é definida pelo Stanford Social Innovation Review como uma nova solução para um problema social que é mais eficaz, eficiente, sustentável ou justa do que as soluções existentes. A inovação social pode envolver produtos, serviços, processos ou políticas que gerem impacto positivo na sociedade como um todo ou em grupos específicos. Alguns exemplos de inovação social no Brasil são: Gerando Falcões, Instituto Chapada, GRAACC, Asid e Adaptsurf.
- A transformação do mundo ao redor envolve também a transformação das cidades, que são espaços de convivência, cultura, trabalho e lazer. Nesse sentido, alguns conceitos como cidade inteligente, cidade sustentável, cidade criativa e cidade educadora surgem como formas de pensar e planejar as cidades para que sejam mais humanas, inclusivas, verdes e inovadoras.
Nossos princípios:
Defendemos o estado laico e sim, temos lado na política. Acreditamos na colaboração e no empreendedorismo, na cultura, na paz e na democracia com justiça social.