Entre os dias 17 a 22 de junho, segunda-feira a sábado, acontece a quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Joinville (JIFF), um dos maiores do Sul do Brasil, em vários pontos da cidade, com entrada gratuita em todas as sessões.
O festival tem produção da Cooperfilm Cine e direção de produção da Leste BR, a abertura oficial, acontecerá no dia 17 de junho, a partir das 19h30 no Cine Mueller GNC, com a exibição do filme: “Foram os Sussurros Que Me Mataram”, com direção e roteiro de Arthur Tuoto, tendo no elenco Mel Lisboa e Carla Rodrigues, que irão estar presentes na sessão, além de Otávio Linhares e Patrick Sampaio. O projeto é financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, através da Lei Paulo Gustavo.
Com seis dias da programação que incluem além da exibição de curtas, longas-metragens e documentários, a edição de 2024 seguirá com a Mostra Filmdance, com exibições na Sala Agripina da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Uma das novidades será a Mostra Catarina, com produções feitas em Santa Catarina, com curadoria do cineasta Juliano Lueders, as exibições acontecerão no Auditório da Univille.
No CEU Aventureiro acontecerão a Mostra Infantil Quixotinho 1 e 2, com exibições também na Galeria 33. Além da Mostra Infantil serão exibidos na galeria, sessões acessíveis, filmes nacionais na Mostra Nacional que apresenta filmes icônicos e celebra a riqueza e diversidade do cinema brasileiro e a Mostra Internacional, que traz filmes de todo o mundo, mostrando novos rumos e propostas para o audiovisual, investindo na produção autoral e artística, além da Mostra Arthouse.
A diversidade de culturas é um dos pontos fortes e de destaque do festival, desde 2017, a curadoria artística, executada neste ano por Alceu Bett nos filmes internacionais e Bruno Gehring nos filmes nacionais, tem o principal intuito de levar ao público amante da sétima arte, a exibição de diversos gêneros e estilos de filmes, para todas as faixas etárias.
O JIFF valoriza e fomenta a produção cinematográfica independente regional e nacional, dando oportunidade a novos talentos e propostas inovadoras, colocando em destaque as produções locais e incentivando novos talentos por meio de suas atividades. O festival é uma oportunidade para os cineastas e estudantes da região apresentarem seus trabalhos para um público amplo, e estabelecerem contatos com profissionais da indústria cinematográfica.
O festival promove uma série de atividades complementares, oficinas de formação de cinema, que abordam questões relacionadas ao audiovisual e à produção cinematográfica, além de palestras com júris e convidados.
Na edição deste ano serão oferecidas oficina de Cinema para Adolescentes com o cineasta Fabrício Porto, Masterclass com a cineasta Maria Emília de Azevedo, diretora de “Porto Príncipe”, logo após a exibição do longa, que narra a história da chegada de imigrantes haitianos em Santa Catarina, na programação desta 4ª edição o destaque entre as produções também exibidas, será o documentário “As Quatro Irmãs” de Evaldo Mocarzel com a participação da aclamada Vera Holtz, que interpreta uma atriz que, através do cinema, decidiu resgatar a memória de sua família com as irmãs Teresa, Rosa e Regina.