O governador João Azevedo inaugurou o Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap). O equipamento, localizado num casarão histórico no Centro da Capital, é mais um importante espaço de desenvolvimento do artesanato, com destaque para o funcionamento de um laboratório permanente de inovação e design, permitindo que os profissionais desse segmento estejam em constante atualização, sem abrir mão de uma produção artesanal genuína — a grande marca do artesanato paraibano.
Em um só espaço, o artesão paraibano vai poder contar, ainda, com um local de atendimento, sala de reunião, sala de capacitação, além de abrigar a Federação do Artesanato e a Curadoria e um escritório onde os clientes, mediante agendamento prévio, serão atendidos.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de entregar mais um importante equipamento para atender uma demanda do artesanato paraibano. “Esse é um espaço onde os artesãos irão receber suporte técnico e que também será a sede do PAP. Nós realizamos grandes investimentos no segmento, com os Salões do Artesanato, a participação dos artesãos em grandes feiras nacionais, reformamos a Casa do Artista Popular Janete Costa, inauguramos o Centro de Referência da Renda Renascença em Monteiro, que foi reconhecida internacionalmente como a cidade referência para a renda renascença, pois entendemos que o artesanato é cultura, é história, mas também é geração de emprego e renda”, frisou.
A artesã Cristiane Galdino comemorou. “Esse espaço vai nos dar condição de aprender, a trabalhar com novas tecnologias, a precificar o nosso produto e tenho certeza de que vamos ter um grande crescimento para a nossa arte”, destaca.
A secretária de estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, evidenciou os investimentos do governo no patrimônio cultural do estado. “A Paraíba conta hoje com o Museu da Cidade de João Pessoa, com o Crença, em Monteiro, em breve, será entregue o Museu da História da Paraíba. Ainda temos ações como o Polo Turístico Cabo Branco, que terá a decoração do artesanato paraibano em seus empreendimentos, resultado de um trabalho de mãos dadas, levando cidadania e dignidade aos paraibanos”, falou.
Crap — Localizado na Rua Odon Bezerra, 99, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, o Centro de Referência do Artesanato Paraibano vai oferecer aos artesãos uma grande estrutura, proporcionando condições de capacitação, entre outras atividades.
Entre os recintos do Crap, estão um auditório, que homenageia a mestra Toinha do Labirinto, destinado a eventos de capacitação; uma sala destinada à Curadoria do Artesanato Paraibano, da Secretaria de Estado da Cultura — a Curadoria cadastra, cataloga e mapeia o artesanato, além de emitir a Carteira Nacional de Artesão.
O espaço conta, ainda, com uma sala destinada às entidades representativas do artesanato, como federações, sindicatos, associações e cooperativas. Os artesãos vão dispor, também, de um laboratório de inovação e tecnologia, para aprimorar os processos e os produtos do segmento, com o apoio de outros parceiros, além de três salas, destinadas à sede administrativa do Programa do Artesanato Paraibano. O local conta ainda com recepção; auditório; cozinha; área de serviços; e banheiros e passou por uma reforma que representou investimentos de R$ 815 mil.