A cidade do Rio de Janeiro volta a ocupar a cena criativa durante a sétima edição do Rio2C, que começou na segunda-feira (27) e segue até o dia 1 de junho na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Reconhecido como o maior encontro de criatividade da América Latina, o evento deste ano reúne nomes influentes de diversas áreas para discutir as tendências no mundo dos negócios criativos, com destaque para a cultura e a inovação.
Com o tema “The Edge of Perfection”, a edição de 2025 provoca reflexões sobre os limites éticos e criativos da busca por alta performance em uma era moldada por inteligência artificial, automação e métricas.
Durante seis dias, o evento oferece uma programação que vai de painéis sobre algoritmos e audiovisual a concertos de orquestras e experiências sensoriais — um leque que expressa a pluralidade de caminhos que a criação pode assumir nos dias de hoje.
A partir desta quarta-feira (28), o evento se desdobra em 21 palcos simultâneos com mais de 1.000 convidados, sendo 130 internacionais vindos de 39 países. CEOs e líderes de empresas como Natura, Meta, iFood, Grupo Globo e Stellantis participam de encontros que discutem o futuro da criatividade em campos tão diversos quanto ciência, moda, literatura, educação, esportes, música e tecnologia.
Com sua programação marcada por tecnologias disruptivas, o Rio2C também faz questão de afirmar a permanência de experiências analógicas e coletivas como parte essencial da cultura.
Pela primeira vez, três orquestras integram a programação: a Orquestra Sinfônica Brasileira (com ensaios abertos de 27 a 29), a Petrobras Sinfônica (que se apresenta dia 30 em parceria com a PixMob, em uma performance de luzes) e a Orquestra Light da Rocinha com o Quarteto da OSB no encerramento.
Na música popular, artistas como Lulu Santos, Marina Sena, Criolo, Dinho Ouro Preto, Péricles e Gaby Amarantos participam de painéis e entrevistas. Além disso, uma série de pocket shows com novos talentos ocupa o Rio2C Stage diariamente, com curadoria de agregadoras e gravadoras.
Juventude no horizonte da criação
Dois estudos lançados durante o evento ajudam a expandir a leitura sobre os rumos possíveis da criação. O “Report de Futuros 2025”, produzido com o Teach The Future Brasil, ouviu 689 jovens de todo o país e revelou dados que traduzem as angústias e esperanças da geração que irá moldar o futuro. Entre os destaques: 62% dos jovens sentem medo do futuro, mas 87% acreditam que imaginar o amanhã é uma habilidade que pode ser aprendida.
Já o estudo “Startup Landscape – Entretenimento”, mapeia soluções tecnológicas criadas por startups brasileiras que estão redesenhando a forma como conteúdos são criados, consumidos e monetizados — um reflexo direto da relação entre criatividade, empreendedorismo e inovação.
Acesso ao público
Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o Rio2C se abre ao público geral com a Festivalia, um espaço voltado a futuros profissionais da indústria criativa. A programação inclui shows, painéis, experiências de marca e encontros com nomes como Luedji Luna, Bruno Gagliasso, Foquinha, Natalia Lara, Ícaro Silva e Deborah Medrado. A proposta é tornar a criatividade mais acessível e inspirar novas trajetórias.

A estrutura do evento também reforça esse espírito plural: são 21 palcos com nomes como GlobalStage, Brainspace, Soundbeats (com três salas – incluindo a Soundbeats III by Mundo da Música), New Frontier, Arts&Crafts e Creator Square, abarcando desde debates técnicos e científicos até reflexões subjetivas sobre o processo criativo.
Com 1.500 convidados, 74 instituições parceiras, 66 marcas apoiadoras e mais de 5 mil ingressos distribuídos gratuitamente a instituições sociais, o Rio2C se afirma como um ponto de convergência entre caminhos diversos. Um território onde tecnologia e arte, inovação e tradição, mercado e sociedade coexistem — e se reinventam.
SERVIÇO — RIO2C 2025
Cidade das Artes — Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
De 27 de maio a 1º de junho de 2025
Ingressos
- À venda pelo site oficial: www.rio2c.com
- Ingressos gratuitos foram distribuídos previamente para 63 instituições sociais parceiras
- Acesso gratuito para credenciados do setor (mediante aprovação)