O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, afirmou hoje pela manhã, na entrevista coletiva concedida na Prefeitura de Blumenau com a participação dos ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional; e Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança Climática, que os empreendedores de micro e pequenas empresas, que tiveram seus estabelecimentos atingidos pelas cheias em Santa Catarina, terão acesso aos recursos do fundo garantidor com crédito subsidiado para recuperar os estragos causados pelas enchentes.
“É uma vertente distinta da voracidade do mercado financeiro, com juros mais baixos. Mas essa é uma atividade posterior, porque, nesse momento, nós temos que cuidar das vidas e trazer um processo de recuperação dos municípios. Estamos, todos nós aqui juntos, e por isso minha presença aqui, não é só na condição de presidente do Sebrae. Estou aqui para dar o meu apoio à presença imprescindível da representação do governo do presidente Lula pelo ministro Waldez e pela ministra Marina”, afirmou Décio Lima.
Segundo ele, o presidente Lula determinou a realização da visita dos ministros a Santa Catarina para dizer à população catarinense que o governo federal está presente nesse momento difícil em virtude das chuvas. “O presidente Lula só não está aqui por causa de sua convalescência. Ele esteve aqui em Blumenau, em 2008, quando tivemos um acontecimento muito pior, infelizmente, registrado até o momento. Estamos aqui para dizer ao povo de Santa Catarina que estamos juntos, numa sinergia, diante de todos os acontecimentos para trazer resultados por parte do governo federal tanto na proteção das vidas, como nos estragos decorrentes de uma situação dessa natureza”, destacou.
O ministro Waldez Góes e a ministra Marina Silva desembarcaram com Décio Lima e o governador catarinense, Jorginho Mello, e o secretário nacional de proteção e Defesa Civil, Wolney Wolff Barreiros, num voo da FAB, por volta das 8h45min desta quarta-feira, no aeroporto de Navegantes, vindo de Brasília. Lá, embarcaram em um helicóptero que fez um sobrevoo pelos pontos mais críticos de Blumenau, principalmente na região do Morro da Pedreira, na Ponta Aguda, uma área com risco de deslizamento.
Depois de descer no campo do Sesi de Blumenau, eles se dirigiram para a sede da Prefeitura Municipal, onde os ministros mantiveram uma reunião com prefeitos de oito das 14 cidades da Associação dos Municípios do Vale Europeu. Os prefeitos falaram dos estragos causados em suas cidades, principalmente quanto às encostas e barreiras, e receberam as informações sobre os procedimentos a serem adotados para o recebimento de recursos emergenciais por parte dos ministérios e órgãos federais.
A deputada federal, Ana Paula Lima, vice- líder do governo federal afirmou que a prioridade no primeiro momento é a ajuda humanitária. “O governo federal vai dispor o que for preciso para a necessidade da população. Nossa prioridade é proteger vidas reestabelecer o direito de ir e vir e reconstruir os municípios”
Sobrevôo a cidade de Taió
A comitiva sobrevoou a barragem de José Boiteux, barragem de Taió e a difícil situação da cidade de Taió.
Sobrevôo em Rio do Sul
Em seguida, a comitiva também sobrevoo a cidade de Rio do Sul. As lideranças também fizeram uma reunião com a comunidade na cidade, por volta das 16h.