O setor de alimentação fora do lar para os operadores de redes associados ao IFB (Instituto Foodservice Brasil) fechou agosto de 2023 com crescimento nominal de 9,4% e real – descontado a inflação – de 3,6% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam no Índice de Desempenho Foodservice (IDF), pesquisa realizada mensalmente pelo instituto, que abrange 16 redes associadas. Na comparação com vendas mesmas lojas, o aumento foi de 6,6%; já no acumulado do ano (de janeiro a agosto de 2023), a evolução foi de 11,9%.
O estudo também mostra que a participação do canal delivery permanece significativa para os estabelecimentos, representando 20,9% do total das vendas.
As lojas localizadas nos centros comerciais, como shoppings, supermercados, aeroportos e strip malls, registraram variação de faturamento de 8,9% na comparação com agosto do ano anterior, enquanto as lojas de rua tiveram variação de 11,1%.
Em relação ao número de transações, o aumento foi de 3,7% quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Já no acumulado do ano, o crescimento é de 4,2%. Agora, quando se fala em ticket médio das redes, a evolução foi de 4,7% no período de um ano, chegando a R$ 40,40 em agosto de 2023, contra R$ 38,60 em agosto de 2022. “Esse aumento do ticket médio durante a pandemia chegou a atingir 20% de aumento, hoje segue controlado, e inclusive abaixo da inflação”, destaca Ingrid Devisate, vice-presidente do IFB.
Quanto ao número de lojas na comparação anual, o aumento foi de 1,1%, atingindo 6.911 unidades. Em agosto/23, foram abertos 32 estabelecimentos (12 em centros comerciais e 20 em lojas de rua). Por outro lado, 8 foram fechados (5 em centros comerciais e 3 em lojas de rua).
Os quiosques, que representam locais comerciais compactos, com um ponto de atendimento e menu reduzido da marca, apresentaram aumento de 0,6%, conforme o mesmo período do ano anterior, chegando a 3.029 unidades contra 3.011 em agosto de 2022.
“O IDF é um importante indicador de vendas realizado exclusivamente com os associados do IFB, além de análises que influenciam diretamente a performance do segmento. Com os dados do mês de agosto, seguimos em um cenário de estabilidade, com a retomada no ritmo de aberturas de lojas, melhoria do emprego e inflação, esperamos um crescimento continuo do consumo fora do lar”, avalia Ingrid.
Sobre o Instituto Foodservice Brasil
O IFB é um ecossistema que representa a união da cadeia de valor, com fabricantes, prestadores de serviços e operadores de estabelecimentos, que juntos buscam soluções para temas que impactam o mercado de alimentação fora do lar e o consumidor, através do desenvolvimento de inteligência, tecnologia e inovação, ESG e inciativas ligadas a relações governamentais, institucionais e jurídicas.