Com participação especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou mensagem por vídeo, começou na quinta-feira, 1º, a 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), onde o Brasil é convidado de honra. “Um dos primeiros atos do meu governo foi trazer de volta o Ministério da Cultura (MinC) e colocá-lo sob o comando da ministra Margareth Menezes, uma das mais talentosas e combativas artistas brasileiras”, destacou.
Ovacionada em seu discurso de abertura, a ministra da Cultura também enfatizou a importância da retomada do MinC e o fortalecimento da democracia nos dois países. “Esse encontro tem uma vibração muito superior a qualquer palavra que eu possa dizer. O Ministério está de volta fazendo políticas públicas para todo o povo brasileiro, para fortalecer o setor e os trabalhadores e trabalhadoras da cultura. A cultura está em nosso sangue, alimenta nossa alma e nos faz um povo mais feliz. E sabemos que na Argentina a cultura também é muito forte e especial. Nós que acreditamos em um mundo melhor com mais respeito, com mais dignidade, com mais democracia para todos, precisamos, cada vez mais, ter ações como essa. Que a democracia se fortaleça cada vez mais na Argentina e no Brasil”, disse a ministra.
O Brasil está presente no MICA com uma delegação de 90 empreendedores (as) criativos (as) brasileiros (as) que participam das rodadas de negócios. Integrantes da pasta estão participando de debates e painéis e os artistas Luedji Luna, Lenine, Dandara Manoela, Aíla, Josyara, Pat Manoese, Big Mike e Circo Tarimba são as atrações brasileiras no evento. “A senhora nos enche de alegria e inspiração no retorno glorioso e brilhante do Ministério da Cultura”, declarou o rapper, cantor e compositor Emicida, responsável por emocionar e animar as mais de 1500 pessoas que acompanharam o show de abertura.
A comitiva de profissionais foi selecionada por meio de um edital lançado em março de 2023 e contempla empreendedores do audiovisual, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, música e teatro. Dos 90 escolhidos, entre compradores e vendedores, 29 são do Sudeste, 24 do Nordeste, 16 do Centro-Oeste, 11 do Sul e 10 do Norte.
“Depois de passar por um período obscuro, uma tentativa de golpe, onde a cultura foi perseguida, discriminada e criminalizada, estamos de volta à luta por melhores dias, com políticas públicas que visam ao bem do povo. Por isso, esse momento de retomada das relações entre Brasil e Argentina nos enche de alegria”, reforçou Margareth Menezes.
“Há três anos e meio também éramos um país que tinha fechado o Ministério da Cultura, como no Brasil. Reinauguramos uma nova etapa e estamos desenvolvendo programas. As indústrias culturais são importantes para a melhora da economia, o aumento de recursos e para a defesa da soberania”, afirmou o ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer. Ele lembrou que quando o presidente Lula visitou o país, foi dito que seria importante nessa nova etapa da “nuestra América” um encontro com o Brasil e que o país seria o convidado de honra, “Por isso estamos muito felizes de ter aqui a presença de tantos irmãos e irmãs do Brasil nessa abertura”, completou
A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro do Interior da Argentina, Wado de Pedro, e da secretária de Desenvolvimento Cultural, Lucrécia Cardoso. Antes do show de Emicida, se apresentaram as artistas La Valenti e Mariana Baraj.
MICA
Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas voltado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços, e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina e a nível internacional. O Mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países. Visa também a estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, e incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e/ou privadas. Este ano, o evento acontece de 1º a 4 de junho e inclui mais de 200 atividades presenciais e virtuais, com a presença de 450 compradores e vendedores, e a visita e participação de mais de 200 compradores e vendedores de todo o mundo.