O Prêmio Acadêmico de Figurinos Udesc 2023 – Edital n° 013/2023, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc ), teve o período de inscrição prorrogado até às 19h da próxima terça-feira, 25 de julho. As inscrições devem ser realizadas no Departamento de Artes Cênicas.
O prêmio é voltado à criação e confecção de figurinos e respectivos adereços para a disciplina de Montagem Teatral 2023, dividida em duas turmas do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade. Podem concorrer estudantes de graduação, mestrado ou doutorado regularmente matriculados na Udesc Ceart.
Serão duas propostas selecionadas, uma para cada montagem teatral, correspondendo à premiação total de R$ 15 mil (R$ 7.500,00 para cada proposta premiada). A inscrição deve ser feita em nome de um único estudante, entretanto, a proposta de figurino pode ser elaborada por mais de um acadêmico.
É vedada a participação de bolsistas e servidores vinculados à Udesc Ceart, bem como de seus cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta e colateral ou por afinidade, até o 2º grau. A avaliação da Comissão Especial de Julgamento levará em conta critérios como: adequação aos projetos de montagem das disciplinas de Montagem Teatral, adequação do custo da proposta ao orçamento disponível, praticidade de uso e de conservação dos figurinos para futuras montagens, excelência artística da proposta e qualificação do proponente, mediante a análise do portfólio.
Os vencedores do concurso deverão entregar todos os figurinos e adereços, finalizados, no Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart até o dia 02 de outubro deste ano.
Montagens
Uma das montagens é “Amor (Tecido)”, dirigida pela professora Z ilá Muniz. O projeto prevê a pesquisa e criação de um trabalho na linguagem da Dança-Teatro a ser apresentado em espaços e salas de apresentação com uma turma de 17 estudantes, a professora/diretora e um monitor.
“A montagem acontece a partir de uma dramaturgia que se constrói coletivamente a partir de noções do amor e seus desdobramentos, formas de amor, maneiras de amar, tipos de amor, sobra de amor, falta de amor, questões de amor. Para tal a referência do livro “Tudo sobre o Amor” (2020), de bell hooks irá nos auxiliar a compreender criticamente, e mais amplamente, sobre o tema”, consta na sinopse da peça.
A outra montagem é “Silêncio imposto” (título provisório), dirigida pelo professor Everton L amp e de Araújo e com elenco composto por 13 intérpretes. “O projeto inspira-se no texto dramático ‘O Rato no muro’, escrito em 1967 por Hilda Hilst, uma das mais significativas escritoras brasileiras do século XX. Na obra hilstian a, nove freiras estão enclausuradas em um lugar cercado por muros intransponíveis, supervisionadas e cerceadas pela madre superiora. Quando avistam um rato se locomovendo sobre a muralha, percebem aflorar a esperança na possibilidade de se libertarem”, é afirmado na sinopse da montagem.
As informações completas, bem como as referências para os figurinos de ambas as montagens, ficha de inscrição e demais documentos, podem ser consultados na página de editais da Udesc Ceart.