O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está promovendo uma série de webinários sobre a produção de indicadores de mudança climática. O próximo seminário será em 16 de outubro, às 11h, e abordará o potencial de novas fontes de dados para medição da sustentabilidade do turismo.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://hub.ibge.gov.br/index_port.htm. O evento será transmitido em inglês.
A palestrante será Apolonija Oblak Flander, que irá abordar as oportunidades e desafios de integrar fontes de dados alternativas às estruturas estatísticas existentes para dimensionar, em tempo real, qual é o impacto do turismo nas economias locais, comunidades e no meio ambiente. Novas fontes incluem dados de rede móvel, contadores automáticos de tráfego, medidores inteligentes de eletricidade, dados de plataformas internacionais de aluguel de curto prazo e dados de transações com cartão de pagamento.
Mestra em geografia social e política, Apolonija Oblak Flander é diretora-geral do Escritório de Estatística da República da Eslovênia, onde trabalha há mais de 20 anos com estatísticas demográficas, censos populacionais e estatísticas de transporte e turismo. Ela é a líder do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas de Turismo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).