Ao longo de todo o mês de julho, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, terá uma extensa programação sobre combate ao racismo, saúde e cultura da população negra. A programação trará diversos eventos com pautas de igualdade racial e educação, que serão debatidos através de rodas de conversas, palestras, mostras culturais e outras atividades.
Este é um mês importante para as pautas raciais. Já nesta segunda-feira(3) acontece o Dia Nacional Contra a Discriminação Racial e além disso figuras importantes da luta antirracista comemorariam aniversário em julho, como Antonieta de Barros e Nelson Mandela.
Importantíssima na história de Florianópolis, Antonieta de Barros foi a primeira mulher negra a ser eleita em todo o Brasil e está entre as três primeiras do país a ocupar um cargo político. Ela lutava pela igualdade de gênero, racial, e pela educação, direito inacessível para a população negra naquela época. Além disso, na terça-feira(25), é denominado o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha.
O evento conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fundação Franklin Cascaes, Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Ministério Público, Associação de Educadores Negres da Santa Catarina, movimentos negros e sociais.
“É necessário que a prefeitura desenvolva, junto de diferentes entidades, uma programação para o combate à discriminação racial, ainda presente em nossa sociedade, como observamos no infeliz caso de racismo contra o jogador do Avaí”, explica Topázio Neto, prefeito da Capital.