O ciclo de Encontros Regionais de Cultura e Educação – Aprender para Construir chega a sua etapa final em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na segunda-feira (23), no Teatro Oficina Olga Reverbel – Praça Marechal Deodoro, s/n° / Centro.
O evento, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) com parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), já passou por Cuiabá (MT), Belém (PA), Recife (PE) e Diadema (SP) – e contou com a participação de mais de 600 artistas, gestores, educadores, pesquisadores, bibliotecários e demais trabalhadores das artes.
Serão discutidos temas como Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, Audiovisual nas Escolas, Formação Artística nas Escolas e Produção e Gestão Cultural.
A ação de escuta junto à sociedade civil busca promover a integração entre arte, cultura e educação para a elaboração de políticas públicas. A última etapa da iniciativa, que conta com a presença do Ministério da Educação e Cultura (MEC), do Ministério dos Esportes e do Ministério dos Direitos Humanos.
Plenárias
O MinC prevê a realização de plenárias sobre cinco temas: “Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Leis n° 11.645/08 e n° 10.639/2003)”; “Audiovisual nas escolas”; “Título de notório saber e Mestres da cultura”; “Acessibilidade e acesso e Museus em Unidades Federais de Ensino”.
Na etapa nacional do Encontro, que aconteceu em junho de 2023, em Brasília, foram definidas as linhas de ações no campo da formação artístico-cultural, da educação básica e do ensino superior e nas políticas de livro e leitura.
O encerramento do ciclo de escuta e diálogo com a população em todas as cinco regiões do país, culmina com a construção de um documento colaborativo junto ao Ministério da Educação, voltado aos gestores estaduais e municipais de educação, para que os mesmos reconheçam e incorporem iniciativas de arte e cultura no âmbito da escola em tempo integral.
“O que vamos fazer é estudar todas as escutas que estamos realizando nas regiões, pois temos participado também dos Seminários do MEC, que debatem a escola em tempo integral, e a partir da reunião de todas as informações, iremos elaborar e fomentar ações estratégicas para uma proposta pedagógica que integre arte, cultura e educação”, afirma a diretora de Educação e formação artística do Ministério da Cultura, Naine Terena.
O encontro regional “Aprender e Construir” estimula conexões entre o Plano Nacional de Cultura (PNC), o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Nacional de Livro e Leitura, com destaque em formação artístico-cultural, democratização do acesso ao livro e a promoção da leitura.
Etapas
O Encontro prevê apresentação e discussão dos temas debatidos no Seminário Nacional. Todas as etapas priorizam escuta ativa e participação de gestores, artistas, pesquisadores, professores, integrantes de redes de bibliotecas.
As edições anteriores destacaram a importância das políticas públicas de audiovisual nas escolas, a presença dos mestres da cultura em sala de aula, a importância de fortalecer o Sistema Nacional de Cultura (SNC), a necessidade de aproximar mais o sistema museal dos espaços de ensino, a formação continuada em artes, a valorização das bibliotecas escolares e comunitárias, políticas que potencializem a bibliodiversidade e uma educação que traga narrativas dos povos negros e indígenas.
De acordo com o MinC, os eventos contribuirão com o mapeamento de ações de promoção da cidadania e respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental, contribuindo para a qualificação da educação e do desenvolvimento cultural.
O evento contará com Transmissão Online pelo Youtube da (Sedac-RS) e no canal oficial do MinC.
Confira a programação completa:
9h – Abertura
9h30 – 12h30 – Temas: Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Leis nº 11.645/08 e nº 10.639/2003), Audiovisual nas escolas, Título de notório saber e Mestres da cultura, Acessibilidade e acesso.
14h – 15h30 – Temas: Cultura digital e educação, Política Nacional de Leitura e Escrita (Lei nº 13.696/2018) e o Plano Nacional do Livro e Leitura (Decreto nº 7.559/2011), Bibliotecas públicas e escolares.
15h30 – 18h – Temas: Cursos técnicos, Extensão universitária, Museus, Formação artística nas escolas de tempo integral e educação integrada, cursos de graduação e pós-graduação em artes, produção e gestão cultural, enlace da cultura com o esporte pela inclusão e diversidade.
Serviço
Encontros Regionais de Cultura e Educação – Aprender para Construir
Dia: 23/10 (segunda-feira)
Hora: 9h às 18h
Local: Teatro Oficina Olga Reverbel – Praça Marechal Deodoro, s/n° / Centro, Porto Alegre.