Corais são animais fundamentais para os ecossistemas dos recifes
Os recifes de corais são ecossistemas marinhos essenciais no combate à emergência climática e no equilíbrio do oceano e estão cada vez mais em risco com o aumento da temperatura global e diversos impactos humanos. Este ecossistema é formado por algas e animais, principalmente por um animal marinho genericamente conhecido como coral.
Os corais são animais que pertencem à família das anêmonas do mar e medusas (Filo Cnidaria). São sésseis, ou seja, não possuem capacidade de locomoção e seus corpos moles parecem anêmonas muito pequenas, chamados pólipos, a diferença é que estão conectadas entre si por um esqueleto duro feito de carbonato de cálcio, formando uma colônia com grande variedade de cores, formas e tamanhos.
Em seus tecidos abrigam algas microscópicas, as zooxantelas, que vivem em simbiose com os corais, ou seja, ambas obtêm benefícios. Enquanto as algas fornecem nutrientes e oxigênio por meio da fotossíntese, os corais fornecem abrigo em troca. Além da ‘alimentação’ por meio das zooxantelas, os corais também podem capturar o seu alimento, esticando os seus tentáculos para pegar organismos, como os plânctons.
Outra curiosidade é que esses animais podem se reproduzir de forma sexuada e assexuada. Sexuada através de fecundação externa, onde os gametas masculinos e femininos são liberados na água, se encontram e formam a larva plânula, ou de fecundação interna, em que o próprio indivíduo produz a larva plânula liberada na água. Já na assexuada, podem se reproduzir por: fissão, fragmentação ou brotamento de pólipos.
Os corais, que habitam a mesma região, formam recifes de corais, sendo refúgio para mais de 25% da vida marinha. Este conjunto de flora e fauna se assemelha às florestas tropicais por sua grande biodiversidade, ou seja, estão sempre cercados de diversas espécies marinhas.
Outras características importante desse ecossistema:
- Absorvem o CO₂ atmosférico e o transformam em oxigênio;
- Atuam como uma barreira natural para proteger as costas contra tempestades e furacões;
- Abrigo, proteção e muitos organismos dependem dele para obter alimento
- Promovem a economia costeira por meio do turismo;
- Fornece e alimenta o estoque pesqueiro;
- Fornecem matéria-prima no setor farmacêutico (medicamentos e cosméticos).
.
Em todo Atlântico Sul, o Brasil é o único país em que podem ser encontrados recifes de corais, sendo algumas dessas espécies endêmicas, ou seja, encontradas somente no nosso país. Isto ocorre, pois, esses ecossistemas estão isolados dos recifes do Caribe devido à circulação oceânica e à influência do rio Amazonas que atua como barreira biogeográfica, produzindo, assim, alto índice de endemismo e baixa biodiversidade.