A fabricante chinesa GAC Motors anunciou na última quinta-feira (5) um contrato de cooperação técnica com três universidades públicas brasileiras, para pesquisa e desenvolvimento dos motores flex e híbridos flex de seus carros.
Diferentemente das demais chinesas, a GAC Motors não desenvolve somente de veículos elétricos e híbridos, mas também de modelos movidos a combustão.
O presidente da GAC Internacional, Wei Haigang, esteve presente e apontou os rumos da empresa chinesa no país. A GAC Brasil quer o desenvolvimento de motores híbridos e pesquisa de ponta em tecnologias inteligentes que prometem uma revolução na indústria automotiva brasileira. “O Brasil é prioridade para a GAC”, diz o CEO da GAC Brasil, Alex Zhou. A empresa anunciou que investirá no país, nos próximos cinco anos, R$5,8 bilhões.
Os memorandos de entendimento com as três universidades brasileiras, que são referências em engenharia mecânica, elétrica e automotiva no país, são o primeiro sinal dos planos da GAC, que é a quinta maior fabricante de automóveis da China, e, apenas em 2023, produziu 2,52 milhões de carros no gigante asiático. A ideia não é apenas produzir automóveis no Brasil, mas ajudar a definir os rumos da indústria nacional daqui para a frente.
O primeiro acordo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, no âmbito do memorando de entendimento, está sendo coordenado pelos professores do Departamento de Engenharia Mecânica Amir Antônio Martins de Oliveira Jr., Milton Pereira e Daniel Martins. As ações já previstas estão ligadas aos grupos de pesquisa envolvidos na unidade EMBRAPII MOVE.
O objetivo da montadora é ser a primeira fabricante chinesa a ter, no Brasil, uma linha de produção completa e um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, produzindo carros à combustão, híbridos e elétricos, assim como é na China.
As universidades vão coordenar projetos de ensino, pesquisa e extensão com incentivos técnicos e financeiros da GAC. As parcerias também incluem a promoção de estágios para estudantes e profissionais entre China e Brasil, além de programas de capacitação conjunta.
A UFSC, UFSM e Unicamp irão atuar nas áreas de veículos, motores, autopeças, componentes e materiais. O principal objetivo é a produção local de motores flex e híbridos-flex para os carros que a GAC passará a vender e futuramente produzir no Brasil a partir de 2025, a fim de atender aos padrões de eficiência energética e sustentabilidade ambiental exigidos pelo mercado brasileiro.
O pró-reitor de Pesquisa da UFSC, Jacques Mick, exaltou a preferência da parceria com universidades dada pela montadora. “Foi o primeiro evento da GAC Motors no Brasil e a empresa não apresentou carros ou marcas: preferiu anunciar a parceria técnico-científica com as três universidades brasileiras que ela considera mais proeminentes em engenharia aplicada à indústria automobilística, lideradas pela UFSC”. Mick destaca que “a escolha reflete uma estratégia de posicionamento da GAC na chegada ao mercado brasileiro, e também o modo como a indústria e a universidade atuam conjuntamente na China. Em Guangzhou, sua cidade-sede, a GAC tem um centro de pesquisa, design e desenvolvimento com seis mil trabalhadores e coopera com uma série de universidades. Nossa intenção com esse acordo é promover a internacionalização da inovação, conectando com a UFSC também as universidades chinesas que atuam com a GAC”.
As universidades vão coordenar projetos de ensino, pesquisa e extensão com incentivos técnicos e financeiros da GAC Motors. As parcerias incluem a promoção de estágios para estudantes e profissionais entre China e Brasil, além de programas de capacitação conjunta.
A duração dos acordos de cooperação será de cinco anos, com possibilidade de renovação. O investimento da empresa no Brasil mostra sua disposição em se diferenciar no mercado nacional e latino-americano.
“Nossas parcerias com as instituições brasileiras fortalecerão nossa rede internacional de P&D, que inclui mais de 32 países no ocidente. Nosso objetivo é alcançar a marca de 1 milhão de veículos de nova energia vendidos no mundo”, comentou Wei Haigang.
No Brasil, a GAC Motors também planeja desenvolver biocombustíveis, combustíveis de baixa emissão de carbono e formas alternativas de propulsão.