O Ministério das Cidades lançou o edital de seleção do Prêmio Periferia Viva, na modalidade concurso. Serão premiados 54 projetos com maior potencial de promover melhoria na qualidade de vida em periferias urbanas. As melhores iniciativas receberão o valor de R$ 50 mil.
Coletivos periféricos de todas as regiões do Brasil já podem se inscrever pela plataforma Redus. Estão aptos a participar do concurso grupos e/ou coletivos sem CNPJ e pessoas jurídicas sem fins lucrativos, que atuem necessariamente na periferia. As inscrições vão de 20 de julho a 03 de setembro de 2023.
A premiação busca reconhecer e estimular iniciativas periféricas que visem o desenvolvimento sócio territorial e a melhoria das condições de vida nas periferias. A avaliação e seleção ficará a cargo de uma comissão do Governo Federal.
Critérios de Seleção
Serão premiadas aquelas iniciativas que contribuem para a redução das desigualdades, qualificação e transformação dos territórios periféricos, considerando categorias sobre planejamento urbano, gestão de riscos e responsabilidade climática, soberania alimentar e nutricional, saúde integral e dignidade humana, economia solidária, acesso à justiça e combate às desigualdades, comunicação, inclusão digital e educação popular, cultura e memória.
De acordo com o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, o prêmio Periferia Viva é parte da construção de um Programa Nacional para as periferias brasileiras. “A ideia é reconhecer a importância dos agentes coletivos organizados nas periferias e premiar iniciativas que já estejam promovendo soluções de combate à desigualdade social e vida mais digna para o nosso povo”, afirma.
Acesse o edital aqui.