Pela primeira vez, uma seleção pública do Ministério da Cultura levará realizadores do Hip Hop para rodadas de negócios e atividades formativas fora do país. O MICA 2023 ocorrerá entre 1º e 4 de junho, em Buenos Aires.
O governo brasileiro viabilizará a ida e a permanência dos selecionados, bem como o retorno ao Brasil. Até o momento, foram recebidas mais de 300 inscrições para o edital. O chamamento público incluiu empreendedores culturais e criativos do audiovisual, circo, dança, teatro, design (incluindo moda), editorial, música e games. Serão contemplados produtores, grupos, companhias, coletivos, associações, cooperativas, redes, agentes, corpo técnico e artistas, performance e projetos multidisciplinares envolvendo os elementos do Hip Hop: breaking individual /grupo; DJ individual / grupo / beatmakers; graffiti; MC / beatbox individual / grupo; batalhas (MC’s, beatbox, beatmakers, breaking e DJ); e outros projetos multidisciplinares (debate, exposição, intervenção artística, vivência em podcast, literatura, palestra, sarau ou slam). A iniciativa do MinC recupera política de promoção internacional da Cultura brasileira implementada pelo governo Lula. Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas.
MICA — Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas voltado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços, e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina e a nível internacional. O Mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países. Visa também a estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, e incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e/ou privadas.
Acesse o site do evento