A secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Gonzaga, reforçou o compromisso do Ministério da Cultura com o setor durante a Reunião das Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam). A 41ª edição ordinária do encontro foi realizada em Florianópolis (SC), na última sexta-feira (22) e sábado (23). “Essa é uma diretriz do presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva], o Brasil se reencontrando consigo mesmo e com seus principais parceiros, e a Recam é um espaço muito representativo disso”, pontuou.
A reunião, presidida pela secretária do Audiovisual ocorreu no momento em que o Brasil assumiu a Presidência Pro Tempore (temporária) do Mercosul, e teve como marco simbólico os 20 anos da Recam. Este foi, também, o primeiro encontro presencial do órgão desde 2019. “Nossa agenda de integração perpassa um esforço conjunto de integração de superação das desigualdades, locais e regionais e da construção de estratégias para o desenvolvimento em bloco”, afirmou Joelma.
Ao lado de representantes da Argentina, Uruguai e Paraguai foram encaminhados a aprovação de texto propositivo para um acordo de coprodução audiovisual do Mercosul, para estimular as coproduções entre os países. Também foi debatida a criação de um Fundo voltado para o desenvolvimento de projetos de curta-metragem, a partir de uma premiação envolvendo os quatro países, que deverá acontecer em 2024.
A retomada da rede de salas do Mercosul, descontinuada em 2019, foi um dos pontos debatidos, um projeto que busca constituir uma rede de salas entre os países, para difundir conteúdos do Mercosul, a partir de um catálogo da Recam. Além disso, foi discutido o fortalecimento da plataforma Mercosul Audiovisual, plataforma de streaming gerenciada pela Recam.
A secretária do Audiovisual citou diversas ações do MinC em prol do setor, entre elas, a composição do novo Conselho Superior de Cinema, órgão colegiado que formula as políticas nacionais de cinema e do audiovisual, que é pela primeira vez paritário e tem todas as regiões do país representadas. Também o edital Ruth de Souza de Audiovisual, com investimento de R$ 20 milhões, para seleção de 10 propostas de longas-metragens dirigidos por mulheres estreantes.
Preservação audiovisual
A secretária Joelma contou que a preservação audiovisual foi um dos primeiros temas pautados pela ministra Margareth Menezes no que se refere às pautas prioritárias do audiovisual. “A Secretaria do Audiovisual tem pela primeira vez uma diretoria de preservação e difusão audiovisual”, anunciou falando sobre o repasse de R$24 milhões feito pelo MinC à Cinemateca Brasileira, responsável por preservar a memória do cinema e audiovisual brasileiro, guardando o maior acervo de filmes da América do Sul.
Na ocasião foi debatida uma ação voltada para a difusão da preservação audiovisual entre os quatro países, a ser realizada no dia 27 de outubro, que é o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual.
Participaram pelo MinC, o coordenador-Geral de Difusão na Secretaria do Audiovisual, André Araujo; e o coordenador de Mercosul na Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Laio Veloso. Representando a Agência Nacional do Cinema (Ancine), participaram Guilherme Bomfim, gerente de Desenvolvimento de Mercado; e Leticia Godinho, especialista em regulação.
A Recam tem como finalidade analisar, desenvolver e implementar mecanismos destinados a promover a complementação e integração das indústrias cinematográficas e audiovisuais da região, a harmonização das políticas públicas para o setor, a promoção da livre circulação de bens e serviços cinematográficos na região e a compatibilização das respectivas legislações.
A reunião aconteceu durante a 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) 2023, que contou com a parceria institucional do Instituto Federal de Santa Catarina.