A Fundação Cultural Palmares recebeu nesta segunda-feira, 19 de junho de 2023, uma doação especial do grupo Cine Group de 80 filmes, os quais trazem um panorama detalhado de como é a vida dos cidadãos na África. O projeto Brasil DNA África tenta fazer o caminho de volta de 4,8 milhões de africanos trazidos e escravizados no Brasil.
O documentário fala das origens africanas da nossa população e aborda a trajetória dos milhões de negros trazidos à força para o país, impostos a um sistema de escravidão, cujas consequências como a desigualdade e a discriminação que ecoam até hoje.
Os filmes abordam, por meio de seus personagens reais, a herança da cultura negra, o racismo, entre outros temas. O Presidente João Jorge Rodrigues, em reunião com alguns integrantes da FCP, reforçou a importância desse material para o acervo da entidade como forma de fortalecer a cultura Afro-Brasileira.
“É de suma importância para o fortalecimento da missão da entidade. Temos em mãos materiais riquíssimos. O objetivo é fazer com que todos conheçam o que a África significa para os brasileiros. O continente e o Brasil estão diretamente ligados há muitos séculos. Estamos muito felizes com essa doação. É um dia histórico e especial. “Disse João Jorge.
O presidente ainda informou que está em conversação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para a elaboração da TV PALMARES, a qual abordará temas sobre a cultura Afro-Brasileira.