A Fundação Abrinq abriu as inscrições para o edital Projeto Coletivos, cujo objetivo é identificar novos coletivos, em diferentes regiões do Brasil, que tenham como público-alvo principal de suas ações crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Serão selecionados coletivos que atuem em algum município que integre as regiões metropolitanas das capitais. Este critério busca criar e/ou fortalecer polos de atuação desses coletivos, com no mínimo três coletivos por polo, facilitando um intercâmbio de experiências entre eles e também com a Fundação Abrinq.
Os coletivos escolhidos serão apoiados pelo período mínimo de 18 meses e terão acesso a recursos técnicos e financeiros mensais, entre R$ 1.100,00 e R$ 2.200,00 por mês, para que possam fortalecer as atividades que já desenvolvem ou colocar em prática novas ações. Eles também poderão participar de capacitações e eventos destinados a troca de experiências e boas práticas, assim como contar com o apoio institucional da Fundação Abrinq.
Critérios para inscrição
São convidados a participar do processo seletivo, coletivos que atendam aos seguintes critérios:
- Atuar em um município das regiões metropolitanas de todas as capitais brasileiras;
- Atuar em territórios periféricos ou locais de alta vulnerabilidade;
- Ter como principal público-alvo crianças e adolescentes;
- Ter pelo menos um dos integrantes do coletivo maior de 18 anos;
- Oferecer atividades e/ou serviços gratuitos;
- Ter pelo menos um ano de atuação comprovada;
- Ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) próprio do coletivo e conta bancária vinculada ou ter, pelo menos, um integrante do coletivo que possua uma conta bancária (com titularidade de pessoa física ou de pessoa jurídica) associada a um Microempreendedor Individual (MEI), que será utilizada para a transferência de aportes financeiros de forma transparente e com a anuência dos demais integrantes do coletivo;
- As ações do coletivo devem estar alinhadas com a missão, a visão e os valores da Fundação Abrinq
Inscrições
Os coletivos atuantes nas regiões metropolitanas listadas abaixo (Grupo 2) terão até o dia 18/06/2023 para submeter a inscrição:
- Região Nordeste: Aracaju – SE; Fortaleza – CE; João Pessoa – PB; Maceió – AL; Natal – RN; Recife – PE; Salvador – BA; São Luís – MA; e Teresina – PI1;
- Região Centro-Oeste: Brasília – DF¹; Campo Grande – MS2; Cuiabá – MT; e Goiânia – GO;
- Região Sul: Curitiba – PR; Florianópolis – SC; e Porto Alegre – RS.
Os coletivos atuantes nas regiões metropolitanas listadas abaixo (Grupo 3) terão até o dia 22/10/2023 para submeter sua inscrição:
- Região Norte: Belém – PA; Boa Vista – RR; Macapá – AP; Manaus – AM; Palmas – TO; Porto Velho – RO; e Rio Branco – AC2;
- Região Sudeste: Belo Horizonte – MG; Rio de Janeiro – RJ; São Paulo – SP; e Vitória – ES.