Investir em tecnologia e inovação é uma das principais pautas nas cidades atualmente na promoção do desenvolvimento socioeconômico e na oferta de serviços mais eficientes ao cidadão. No Sul Catarinense, prefeitos, gestores e servidores de mais de 30 Prefeituras participaram na última quinta-feira (23), no Senac, em Criciúma, do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da região para dialogar sobre soluções que melhorem a máquina pública.
O evento foi realizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Criciúma. “O objetivo da Rede Cidade Digital é contribuir, com mais esse evento em Criciúma, trazendo ideias e informações que possam inspirar o trabalho que é feito nas prefeituras. Aos poucos, de uma forma transversal, a tecnologia passou a ser imprescindível no desenvolvimento econômico, na elaboração do políticas públicas que impactem positivamente na vida das pessoas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.
Criciúma, Orleans, Sombrio, Laguna, Morro da Fumaça, São Martinho e Turvo compartilharam os avanços tecnológicos e mostraram como usam a tecnologia e a inovação. No evento, os gestores também puderam conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Softplan, Aprova Digital, WebBrain, Betha Sistemas, Appso Tecnologia, Global Tecnologia, Voxcity Tecnologia e Contato Internet.
Conforme ressalta o secretário Municipal de Governança de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, a tecnologia precisa ser vista como estratégica na gestão do município. A cidade sede do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul Catarinense está entre as 100 mais inteligentes do país e lidera o ranking de transparência no Estado.
O escritório de projetos é um dos destaques do município, criado para monitorar e acompanhar os objetivos e ações desenvolvidas pelas secretarias. “O tempo de resposta ao cidadão precisa ser cada vez mais rápido. Vejo a tecnologia e a inovação como uma oportunidade de revisar os meus processos e qualificar as pessoas”, reforça Pavani.
O prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, ao apresentar os sistemas de gestão eletrônica de documentos implantados, lembrou que a modernização do setor público passa por processos bem definidos, pessoas e tecnologia. “Pra inovar você tem que quebrar paradigmas”, comentou o prefeito sobre os desafios.
O prefeito de Laguna, Samir Ahmad, também destacou o impacto da tecnologia na segurança pública da cidade. De acordo com ele, houve uma queda em mais de 60% nos índices de criminalidade. “São números que mostram que estamos no caminho certo. Uma cidade que precisa sobretudo do turismo precisa ser segura”, disse o prefeito.
Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum, 10 prefeitos também foram homenageados pela Rede Cidade Digital pela implantação de projetos que tenham a tecnologia como base para melhorar a eficiência do atendimento à população (confira a relação abaixo).
A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, recebeu a certificação pela informatização da Saúde. Ela também citou inovações na iluminação pública e segurança do município de 30 mil habitantes. Segundo ela, foram mais de 700 lâmpadas LED implantadas, 16 câmeras de segurança e mais de 60 tablets entregue aos agentes de saúde.
Sombrio também foi, acrescenta a prefeita, o primeiro município em Santa Catarina a oferecer ao seu cidadão o pagamento via cartão de crédito “Muito importante esse reconhecimento, vem como uma forma de incentivar ainda a fazer mais e melhor para a população porque trabalhamos com muito planejamento e investimento. E receber esse prêmio mostra que estamos no caminho certo”, enalteceu a prefeita Gislaine.
O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul Catarinense contou com apoio do Senac e das Associações de Municípios Amrec, Amesc e Amurel.