A 4ª edição do Festival Internacional de Cinema de Joinville que inicia nesta segunda-feira (17) e vai até sábado (22), terá como nas edições anteriores, uma programação exclusiva voltada a produção cinematográfica catarinense, entre curtas, documentários e média metragens premiados nacionalmente e internacionalmente, com curadoria do cineasta @julianojules_.
As exibições acontecerão na sexta-feira (21), no auditório da Universidade da Região de Joinville – @univille, a partir das 19h30.
O JIFF é um palco para a produção cinematográfica independente, destacando talentos regionais e nacionais. É uma oportunidade imperdível para novos cineastas exibirem suas obras e conectarem-se com profissionais da indústria cinematográfica, fomentando a inovação e a criatividade no cenário audiovisual brasileiro, por isso a inserção de filmes produzidos fora do eixo Rio / São Paulo é muito importante.
Na lista de exibições da Mostra Catarina, o documentário “Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ” dirigido pela arqueóloga Walderes Coctá Priprá, Barbara Pettres e Flávia Person, reconstrói, em imagens de arquivo, poemas, cantigas e entrevistas, parte da história do povo Laklãnõ/Xokleng, que habitava os três estados Sul do país.
Perseguido por bugreiros pagos pelo Estado e por colonizadores, dizimado por doenças e mudanças no seu modo de vida, foi praticamente extinto, restando apenas 106 pessoas nas primeiras décadas do século XX.
O título, na língua Laklãnõ, não tem tradução literal, significa algo como Resistência Laklãnõ.
O documentário foi vencedor do É tudo verdade/ Prêmio Canal Brasil, sendo que ganhou ainda os prêmios de Melhor Filme da Mostra Ambiental no 30º Festival de Cinema de Vitória, Melhor Documentário no 6o FECSTA – Festival de Cinema de Santa Teresa – Espírito Santo, 2º lugar Mostra de Documentário do 2º Festival Nacional de Cinema de Chapecó e Melhor Filme Mostra Catarina no 13º Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú. Em 2024, foi indicado e é um dos pré-selecionados ao Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro.
O JIFF é financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura – @fcc.cultura, através da Lei Paulo Gustavo.
MOSTRA CATARINA
Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ
Documentário / 24 min
Walderes Coctá Priprá, Barbara Pettres e Flávia Person
Museu de si mesmo
Ficção / 13 min
Ricardo Weschenfelder
Cadê o Bruno
Comédia / 10 min
Bruno Peixoto
No Reflexo do meu nome
Ficção / 17 min
Vini Poffo e Sillas H
Bloco dos Corações Valentes
Ficção / 11 min
Loli Menezes
Magnético
Documentário / 22 min
Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt
SERVIÇO


* O JIFF acontece de 17 de junho – segunda-feira- a 22 de junho – sábado


Quanto: sessões gratuitas
* Verificar locais das sessões do seu filme escolhido no site oficial da 4ª edição do JIFF
Reservas de Ingressos gratuitos pelo sympla
Programação completa no site – jiffestival.com.br