Nesta última terça-feira (17), Brasília sediou o Fórum da Água WCC Clorosur. O evento reuniu lideranças da indústria hídrica de 15 países para discutir os caminhos para a utilização sustentável da água na América Latina. Entre os speakers do evento, estiveram representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Clorosur (Associação Latino-Americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados), Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados), Unipar e outros.
Responsabilidade ambiental para futuras gerações, desafios com as questões climáticas, regulações do setor, investimentos necessários, políticas públicas a exemplo do Marco do Saneamento e inovação, foram algumas das pautas do evento, atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
No encerramento do evento, Catarina de Albuquerque, diretora-executiva da Iniciativa Água Para Todos, do Unicef, alertou sobre três principais estratégias que a indústria hídrica precisa colocar em prática: incidir sobre os mais altos níveis de poder para que possa ser catalisadora de mudança com os tomadores de decisão quando o assunto é água e saneamento, responsabilização mútua das partes envolvidas e atração de novos investimentos para o setor.