Foi aberto nesta segunda-feira, 26, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o primeiro curso Premium de Liderança Pública para Pessoas Negras, uma iniciativa do programa de Formação de Iniciativas Antirracistas (Fiar), fruto do Protocolo de Intenções entre a Enap e o Ministério da Igualdade Racial – MIR.
Voltado a pessoas negras que ocupam cargos do alto escalão federal, o curso é parte das ações de concretização do Decreto 11.443/2023, assinado pelo presidente Lula em 21 de março, que garante o preenchimento de no mínimo 30% dos cargos comissionados e funções de confiança no âmbito da administração pública federal por pessoas negras. O decreto corresponde a uma das mais relevantes políticas públicas para e enegrecer a gestão pública federal, sobretudo nos cargos de alto escalão, uma parceria do MIR e do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
“É um momento emocionante para o Ministério e para a Enap a concretização de um curso como esse, que rompe com um dos maiores desafios que o racismo nos impôs, que é o pacto narcísico da branquitude. Esta formação permite que possamos, entre nós, falar o que significa uma liderança negra de forma plural e expandir esse horizonte”, destaca a secretária executiva do MIR, Roberta Eugênio.
Roberta finalizou a saudação lendo trechos da poeta e ativista Audre Lorde, “a transformação do silêncio em linguagem e ação”, que aborda a importância de usar a expressão e deixar o lugar do silêncio, como forma de fortalecimento e emancipação.
“Espero que todos vocês se façam cada vez mais visíveis e usem a linguagem para abrir mais espaços e que cursos como este, em algum momento, se façam apenas uma parte da história”, finalizou.
Curso Lideranças Negras
A formação terá 20 horas-aula e será realizada de hoje até sexta-feira, abordando temas como letramento em diversidade, comunicação estratégica, inovação e mudança, visão de futuro e gestão de crise, a partir de uma metodologia combinada de conteúdos expositivos, exercícios e estudos de caso. O curso possui abordagem de ensino Humano-Cognitivista, pois busca despertar o autoconhecimento ao mesmo tempo em que desperta a consciência de liderança no meio em que atua.