Duas amigas de faculdade que organizavam experiências de viagens com amigos e apostaram no ecoturismo por meio de estratégias digitais. Em sete anos, mesmo com a pandemia de covid-19 no meio do caminho, as engenheiras Mayumi Kurimori e Cecilia Vieira atingiram 10 mil clientes e têm a estimativa de chegar a R$ 3 milhões de faturamento anual até o fim de 2023 – em 2022, foram R$ 2,2 milhões. Com o crescimento acelerado, as sócias integram este ano o Winning Women Brazil, programa de mentoria da Ernst & Young que seleciona empreendedoras líderes de empresas com histórias inspiradoras. Tudo começou em 2016, quando ambas eram alunas da USP e decidiram fundar a VaiViver, que cria experiências de turismo sustentável e roteiros fora do convencional Brasil afora, e com um detalhe: um capital inicial inferior a vinte reais.
Presença digitalNos primeiros três anos, as sócias fortaleceram a presença digital da marca a um baixo custo, com foco em hospedagem ágil e na formatação de um site para compras on-line, além de investimento em tráfego pago. No pós-pandemia, a VaiViver já tinha suas estratégias 100% focadas no ambiente digital e recuperou o fôlego financeiro:
Para Rafael Hertel, country manager da Hostinger no Brasil, a presença digital qualificada deve ser acessível para empresas de diferentes portes:
Agora, o foco da empresa de turismo é o fortalecimento das relações interpessoais on-line: “Hoje temos uma infraestrutura que permite alto fluxo de compras simultâneas no e-commerce e estamos apostando na próxima Black Friday. Para a data, além da interação virtual, estamos fortalecendo o canal de comunicação com pessoas reais por meio de interfaces de atendimento ao cliente”, finaliza Cecilia. |
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