Um vídeo publicitário emocionou os brasileiros desde o início da semana. Durante toda a terça-feira, 4, os termos Volkswagen, Elis Regina e “Como Nossos Pais” figuraram entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, gerando um debate que misturou opiniões e conceitos sobre publicidade, música, política e ética no uso da inteligência artificial.
Gravado em Florianópolis com o apoio do Floripa Film Comission e cenas no cartão-postal da cidade, a ponte Hercílio Luz, na elegante Avenida Beira-Mar Norte e no Túnel Antonieta de Barros, o comercial apresentado pela Volkswagen para celebrar os 70 anos de presença da marca no Brasil surpreendeu o público ao reunir a cantora Elis Regina, que morreu em 1982, e sua filha, Maria Rita, dividindo os vocais da icônica canção “Como Nossos Pais”, do não menos icônico Belchior.
Como Elis Regina cantou com Maria Rita?
A produção consumiu nove meses de trabalho entre a apresentação do comercial e sua forte repercussão nas redes sociais.
Tudo começou quando a AlmapBBDO, agência de publicidade da Volkswagen, recebeu da fabricante a missão de criar a campanha para celebrar as sete décadas de presença da marca alemã em solo brasileiro. O vídeo foi produzido pela Boiler Filmes.
“Pensamos que era preciso algo que resgatasse o passado, pois nenhuma outra marca de carros tem esse poder de mexer com a nostalgia. Afinal, quem não tem alguma história ou alguma lembrança com um Fusca, uma Brasilia, uma Kombi?”, lembra Marco Gianelli, chief creative officer (CCO) da AlmapBBDO para a revista Meio&Mensagem.
Os criativos da agência resolveram aproveitar uma letra de uma canção icônica de Belchior, imortalizada na voz de Elis e que abordasse esse encontro de gerações. Na visão do CCO, versos como “Viver é melhor que sonhar” e “O novo sempre vem” eram capazes de traduzir exatamente a mensagem que a marca gostaria de transmitir.
Todo esse banco de dados foi, posteriormente, aplicado sobre a imagem de uma atriz, que participou do comercial, conduzindo a Kombi, mas que, nas cenas, ganhou as feições e o rosto de Elis Regina, pelo trabalho de inteligência artificial e de deepfake.
Como praticamente todos os assuntos que ganham as redes sociais, a campanha da Volkswagen também provocou reações distintas. Ao mesmo tempo em que muita gente celebrou a união entre mãe e filha no comercial e o resgate da memória da cantora, algumas pessoas criticaram o uso de deepfake para representar alguém que já morreu e que, em vida e durante a ditadura militar, chegou a usar sua voz para ajudar o fundo de greve dos trabalhadores da própria Volkswagen.
Houve, ainda, questionamentos a respeito da utilização dos versos da canção escrita por Belchior para uma proposta comercial. O refrão “Ainda somos os mesmo e vivemos como nossos pais” foi usado num contexto positivo, o que contraria a ideia original.
Nas redes, não faltaram questionamentos acerca da apropriação de letra e música. Uma chuva de comentários denunciou o que seria uma tentativa comercial de subverter o contexto, sentido e significados da lendária canção.
Por outro lado, Maria Rita aparece em um vídeo, visivelmente emocionada com o resultado proporcionado em parte pela Inteligência Artificial.