A discriminação de profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho atravessa fronteiras e já é um desafio global segundo as Nações Unidas e uma preocupação de todos os setores produtivos. Para ampliar o diálogo sobre o tema, o Foro Iberoamericano de Economia Prateada organiza sua primeira edição, de 2 a 4 de outubro, na Cidade do Panamá. Além de paineis dedicados ao assunto, será apresentada uma campanha internacional para combater o etarismo, com a assinatura da beGIANT Advertainment, dos sócios Guga Lemes e Felipe Barahona. O projeto conta com uma plataforma de entretenimento, com a canção “Quem Disse Que É Tarde?”, composta por André Abujamra, e um videoclipe de três minutos, exibido em TV, plataformas de streaming e redes sociais.
O início da música traz uma reflexão: “o visível vem do invisível”. Abujamra afirma que “a experiência destas gerações é nítida, o que ainda é invisível é aplicação deste conhecimento acumulado nos dias de hoje”. E finaliza: “Estamos desperdiçando talentos de uma população que deseja estar ativa e merece reconhecimento”.
Para realizar a campanha, a beGIANT fez questão de que mais de 50% dos colaboradores tivessem acima de 50 anos, incluindo cargos de liderança. Além do lançamento do clipe, a campanha conta com ativação de influenciadores, com peças em português, espanhol e inglês.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou esta década como a do envelhecimento saudável. Segundo pesquisas, as principais preocupações da população com mais de 50 anos são finanças, saúde, solidão não desejada e segurança alimentar. “Ainda surpreende muitos que não seja só saúde”, comenta Arletty Pinel, idealizadora do Fórum. “Porém, o retrato revela uma realidade que precisamos lidar: trabalhadores estão sendo excluídos do mercado de trabalho cada vez mais cedo pelo preconceito contra a idades, nossa população está envelhecendo e ainda não há mecanismos eficazes para incluir socialmente e economicamente estas pessoas em escala. A exclusão de milhões de pessoas +50 do mercado de trabalho se reflete no empobrecimento das famílias, o aumento do gasto público e uma diminuição da produtividade das empresas que não se beneficiam da experiencia, criatividade e energia multigeracional”.
O Foro de Economia Plateada conta com a participação de 22 países e 5 mil espectadores. O evento tem o apoio de entidades internacionais como Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Aging 2.0 e World Business Angels Investment Forum (WBAF), uma afiliada da Aliança Global do G20 para a Inclusão Financeira (GPFI). Nele, são debatidas soluções para o envelhecimento populacional na América Latina e oportunidades que a economia prateada traz para a revitalização econômica dos países seguindo três pilares: inclusão, impacto social e transformação digital.
Ficha técnica
Agência: beGIANT Advertainment
Curadoria: beORIGINALS
Campanha: Quem Disse Que É Tarde?
Cliente: Foro Iberoamericano de Economía Plateada (Panamá)
Aprovação: Arletty Pinel
Direção de Criação: Guga Lemes
Música: André Abujamra
Direção de Influenciadores: Felipe Barahona
Produção Musical: Omin
Músicos: André Abujamra, Tarsila Amorim Coelho, Ricardo Eduardo Garrammone, Marcelo Moraes de Abreu Pereira e Vanessa Cabral Bumagny
Elenco: José Roberto Miranda, Nizomar Silva, Carlos Santos, Maria Aladir, Maria Santana, Amando Beserra, Paulo Roberto, Maria do Socorro, Maria das Graças, Maria Dolores e Martinho Souza
Coprodução audiovisual: beGIANT Advertainment, beORIGINALS, Nagib, 55 Produções e Elo3 Live Ad
Direção geral: Guga Lemes e Wagui Almeida
Produção executiva: Guga Lemes e Nagib Junior
Coordenador de produção e casting: Raul Souza Barbosa
Direção de cena: Marcelo Nobre
Câmera: Wilander Silva de Souza
Assistente de câmera: Jorge Clai dos Santos Batista
Maquinário: José Roberto Miranda
Montagem e finalização: André Riolo
Assessoria de Imprensa: BR+ e Galbraith PR
Agradecimentos: Edson Campos (in memoriam)