O ator Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Clínica São Vicente, hospital onde o artista estava internado.
A clínica não divulgou informações sobre o motivo da morte, a pedido da família do ator.
Filho de artistas, Antônio Ney Latorraca nasceu em 25 de julho de 1944, em Santos (SP). Sua carreira começou quando tinha seis anos, com participações na Rádio Record.
Sua estreia no teatro ocorreu aos 19 anos, na peça Pluft, O Fantasminha, de Maria Clara Machado. Passou pelas emissoras Tupi, Cultura, Record e SBT, mas foi na Globo, onde estreou em 1975, que fez alguns dos personagens memoráveis da televisão: o Barbosa, do programa de humor TV Pirata, e Vlad, da novela Vamp.
Ney Latorraca era casado há 30 anos com o ator Edi Botelho. Em entrevistas, Latorraca mencionou que, por não ter filhos, pretendia destinar seu patrimônio a instituições voltadas ao teatro, demonstrando seu compromisso com a arte que o consagrou.
Relembre 3 papéis marcantes de Ney Latorraca
Uma das produções mais polêmicas da história da TV Globo, a novela mesclava o estilo faroeste com o humor brasileiro, apresentando conflitos na cidade fictícia de Albuquerque. Ney Latorraca viveu Aquarius Lane, um inventor que chamava a atenção por dar vida a novas tecnologias no passado.
Recheada de humor, a produção sobre a temática de vampiros, acompanhava a chegada de um grupo de vampiros a uma pacata cidade litorânea. Ney deu vida ao Conde Vladimir Polanski (Vlad), um vampiro que trouxe diversas inspirações clássicas para a TV aberta brasileira, como Drácula.
Produção icônica com toques de fantasia da Globo, a novela O Beijo do Vampiro deu um papel de destaque para Ney Latorraca. O ator interpretou ninguém menos que Nosferatu, um poderoso vampiro que antagonizou contra os mocinhos da novela.