O samba é praticamente sinônimo de Rio de Janeiro. Se você está planejando visitar a cidade maravilhosa, é importante conhecer um pouco sobre o ritmo contagiante. E nada melhor do que vivenciar uma autêntica roda de samba.
Antes de mais nada, o samba é um patrimônio cultural imaterial brasileiro. Dizem que nasceu na Bahia, mas é no Rio de Janeiro que o samba fez praça.
A roda de samba sempre fez parte do cenário carioca e esta tradição que surgiu nos quintais do subúrbio do Rio de Janeiro, acabou ganhando a cidade e o Brasil. Hoje, ir ao Rio ou estar no Rio de Janeiro e não ir numa roda de samba é quase um pecado. Se você procura uma experiência autêntica para levar do Rio de Janeiro, confira esta dica nada pretenciosa de algumas das melhores Rodas de Samba da cidade.
1- Pedra do Sal
Em primeiro lugar, temos o samba é tradição viva na Pedra do Sal! Considerado o berço do samba, é lá que, há 16 anos, acontece a Roda de Samba da Pedra do Sal, às segundas-feiras, das 19h à 00h. Perfeito para curtir a noite do jeito que o carioca gosta: samba no pé, cerveja gelada e amigos reunidos.
2- Samba do Bip Bip
A roda de samba se forma todo quinta, sexta e domingo em horários variados dependendo da programação no autêntico pé-sujo carioca, no que esta expressão traz de melhor, em seus diminutos porém aconchegantes 18 metros quadrados se transformou num patrimônio cultural carioca ao longo de sua história, localizado em Copacabana ( R. Alm. Gonçalves 50) . O ambiente é super carismático regado a alegria, bons petisco e cerveja geladíssima do jeito que o povo gosta. As segundas e terças tem Choro e as Quartas Bossa Nova.
3- Quintal de Madureira
A Roda de Samba Quintal de Madureira é produzida pelo Grupo Papo de Quintal e acontece todo terceiro domingo de cada mês a partir das 16h em Turiaçú sempre com um convidado especial. No repertório muito samba de raiz que se misturam aos sucessos do momento. Um projeto bem legal de conhecer e curtir um bom samba.
4- Samba dos Guimarães
Para curtir o final de semana, o Mercado de Pulgas do Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, recebe todo sábado à noite a roda de samba dos Guimarães. Os ingressos são vendidos pelo Instagram e também na bilheteria do local na hora.
5- Samba na Serrinha
Toda sexta-feira na Rua Camerino, a partir das 19h, o Quilombo Cultural Urbano – Casa do Nando recebe o Samba na Serrinha, uma roda de samba semiacústica de exaltação ao Império Serrano! E surpreendentemente até às 23h tem dose dupla de caipirinha e a partir de meio-dia a casa abre com feijoada.
6- Samba do Trabalhador
Inegavelmente o melhor jeito de começar a semana no Rio de Janeiro é no Clube Renascença. Toda segunda-feira, no Andaraí, o Clube recebe Moacyr Luz e a roda de samba do trabalhador.