Inteligência artificial atuando no processo criativo, maior disputa por atenção e engajamento da audiência e inovação voltada à criação de negócios não apenas rentáveis, mas sustentáveis. Essas são algumas das principais tendências de marketing apontadas para o ano de 2024, de acordo com a Kantar.
Os insights fazem parte do Marketing Trends, relatório anual feito pela consultoria, que visa orientar os anunciantes, agências e profissionais de veículos a aproveitarem de forma mais eficiente as transformações tecnológicas e a mudança no comportamento dos consumidores.
Veja, abaixo, as 10 principais tendências de marketing para 2024, de acordo com a Kantar:
1- Inteligência artificial no processo criativo
A Kantar cita pesquisa que aponta que 67% dos profissionais de marketing se sentem animados com as possibilidades da IA generativa e que será fundamental a compreensão da efetividade do uso dessa tecnologia.
2- Valores culturais
Se 80% dos consumidores se dizem dispostos a comprar de empresas que apoiam causas relevantes, será mais ainda importante assegurar que as marcas estejam bem-posicionadas em relação às questões sociais.
3- Controle de mensagem encontra a cultura do cancelamento
Essa exigência de acompanhar as transformações da sociedade exigirá um posicionamento claro por parte das marcas, ainda que isso cause controvérsias. Segundo a Kantar, as empresas que forem autênticas e tomarem partido tendem a construir uma conexão mais forte com seus consumidores.
4- Batalha por atenção e engajamento
Embora a maior parte dos profissionais ainda trabalhe com métricas como visualização, o mercado tende a se voltar à busca de novas formas de mensurar a atenção no ambiente digital, sobretudo com a ajuda da inteligência artificial.
5- A troca para medidas holísticas de sucesso
Assumir compromissos ambientais e métricas de sustentabilidade é importante não apenas do ponto de vista ético como também tende a ser uma estratégia de negócios para as empresas.
6- Inovação disruptiva para negócios rentáveis e sustentáveis
Descobrir maneiras de atuar de forma disruptiva pode ser um diferencial importante para as empresas, já que aquelas que são percebidas como inovadoras pelos consumidores tendem a crescer mais do que as que não são.
7- Marcas que desafiam o status quo
As empresas que buscam, de alguma forma, confrontar conceitos e ideias e procurar novas formas de atuar, com agilidade e rápida tomada de decisões tendem a continuar crescendo.
8- O poder da premiunização
Diante de um cenário de inflação, com consumidores buscando alternativas, o gerenciamento de preço e valor será importante para a manutenção das marcas.
9- Vida além da barra de pesquisa
Com a inteligência artificial potencializando a função dos buscadores, esses pontos de contato entre marcas e consumidores, os anunciantes precisarão ser hábeis em direcionar os investimentos para onde as pessoas estão.
10- Varejo e publicidade
A mídia de varejo (ou retail media) vai se consolidando como um canal essencial par a comunicação com a audiência. A Kantar aponta que 60% dos profissionais de marketing da América Latina tendem em ampliar o investimento em retail media em 2024.