A Câmara dos Deputados está prestes a votar o substitutivo do Projeto de Lei 3062/2022, que coloca um fim aos testes cosméticos em animais. Para sensibilizar os parlamentares sobre a importância da medida, diversos artistas estão se mobilizando nas redes sociais. Os vídeos com as manifestações começaram a ser publicados no Instagram da Change.org na última segunda-feira (7). A plataforma hospeda uma petição online que já acumula mais de 1,6 milhão de assinaturas, em todo o Brasil, em prol dessa proibição.
O texto, que já foi aprovado no Senado Federal, foi construído a partir de amplo entendimento e negociação com a indústria, a sociedade civil e a comunidade científica. A votação na Câmara dos Deputados é o passo final para ser enviado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se tornar lei.
Hoje, já existem métodos alternativos validados e eficazes para avaliar a segurança de cosméticos, tornando desnecessário o uso de testes em animais.
A expectativa é que a votação ocorra nos próximos dias. O abaixo-assinado deve ser entregue ao relator do projeto, o deputado Ruy Carneiro (PODE-PB), ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e ao líder do Governo, deputado José Guimarães (PT-CE). Se aprovada, a proposta seguirá para sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, etapa final para virar lei no país.
Artistas contra os testes em animais
Além de Xuxa, outros artistas e também influenciadores, como as atrizes Maitê Proença, Valentina Bulc e Renata Schneider, se uniram à campanha. Nos próximos dias, o Instagram da Change.org postará, em collab com estes artistas, vídeos convidando seus seguidores a pressionarem os parlamentares pela aprovação do PL. Ao final, a gravação apresenta o link da petição, que ainda está recebendo assinaturas.
“Você sabia que ainda existem testes de cosméticos em animais no Brasil? Em pleno 2025, isso quebra o meu coração, mas eu tenho uma boa notícia, a gente pode mudar isso agora”, avisa Valentina no vídeo.
A atriz e bailarina Renata Schneider arremata: “A ciência está do nosso lado e a natureza também. Beleza de verdade não machuca ninguém”.
A diretora da Change.org conta que a mobilização, nas redes sociais e no abaixo-assinado, se intensificará nos próximos dias, até que o PL entre em pauta e seja aprovado pela Câmara. Segundo ela, outros influenciadores e autoridades também se uniram à causa e vão publicar mais vídeos de mobilização ao longo da semana.
Também Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), está engajada na pauta.
“O Brasil está pronto para pôr fim definitivo aos testes em animais para cosméticos e produtos de higiene”, afirma. “Nenhum animal precisa mais sofrer por isso. Vamos juntos, afinal um Brasil mais bonito é um país livre de crueldade animal”. Vanessa detalha que a medida abrange apenas cosméticos e produtos de higiene, não testes de medicamentos ou vacinas, por isso não há motivos para adiar.

A petição
Intitulada “Brasil: sem mais atrasos – proíba os testes cosméticos em animais já!”, a petição online ainda está aberta e recebendo assinaturas.