Dono de uma riqueza natural diversa, com praias, serras, florestas e campos, e de um clima tropical, o Brasil é por si só um convite para viver ao ar livre.
Ecoturismo brasileiro na Forbes
Neste ano, o potencial do país para o ecoturismo ganhou destaque em ranking elaborado pela revista Forbes, que comparou 50 países, considerando fatores como o número de espécies animais e vegetais encontradas no país, a quantidade de espécies por 10 km², o percentual de território protegido por lei e o número de sítios tombados como patrimônio natural pela Unesco. O Brasil alcançou a nota de 94.9/100, por ter a maior biodiversidade, com mais de 43 mil espécies animais e vegetais.
Este cenário tão diverso torna possível a prática das mais diferentes modalidades de turismo de aventura. Cada região, com suas paisagens, climas e ecossistemas, tem atrações que convidam moradores e visitantes a viver experiências únicas e em contato direto com a natureza, seja em água, terra ou nos ares, e em diferentes níveis de experiência: do mais tranquilo ao mais desafiador. Cidades como Bonito (MS) e Brotas (SP) são protagonistas nesse setor, mas as atrações de aventura estão presentes no país todo.
Hoje, a
Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) conta com uma lista com 34 atividades diferentes, realizadas em 20 Estados e no Distrito Federal, incluindo arvorismo, escalada, mergulho, balonismo e canoagem. Criada em 2014, a Abeta é uma organização sem fins lucrativos, que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre e é referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento, além de normatização das regras de segurança para o turismo de aventura no país.
“O Brasil é um país com uma diversidade natural e cultural imensa, que oferece oportunidades para a prática de turismo de aventura de todos os níveis e estilos. Essa diversidade é um dos nossos principais diferenciais e nos torna um destino cada vez mais atraente para os turistas do mundo todo”, destaca o presidente da Abeta, Vinicius Viegas.
Segundo dados do Ministério do Turismo, de todos os estrangeiros que desembarcaram em território brasileiro ao longo de 2019, 18,6% afirmaram ter viajado com o propósito de ter contato com a natureza e praticar atividades ligadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo.