A Cerimônia de Abertura do 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023 nesta quinta-feira (21), no CineShow do Beiramar Shopping, marcou o início de uma programação que vai até dia 27 de setembro, com mostras competitivas e convidadas, o 7º Encontro de Coprodução do Mercosul, Fórum Audiovisual, oficinas e encontros, somando 145 horas de atividades.
A cerimônia teve a presença do Diretor-Presidente da ANCINE, Alex Braga; da Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, representando a Ministra da Cultura, Margareth Menezes; do Gerente Regional do Sebrae Grande Florianópolis, Roberto Tavares de Albuquerque; e da Diretora de Programação do FAM e Diretora-Presidente da Associação Cultural Panvision, Marilha Naccari.
“Para nós da ANCINE é um privilégio apoiar e participar do FAM nesse ano de 2023, que já é o melhor ano do audiovisual brasileiro. As ações do audiovisual e as políticas públicas são coletivas. Florianópolis reúne no FAM muito desse coletivo, do Brasil e do Mercosul. É um prazer estar aqui de forma muito otimista, lançando olhos para o futuro, tão cheio de oportunidades para todos”, considerou Alex Braga.
Joelma Gonzaga destacou a reunião da RECAM, a Reunião de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas do Mercosul, que completa 20 anos em 2023 e se reúne presencialmente no FAM pela primeira vez depois da pandemia, com participação das principais autoridades do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
“Acompanho o FAM há muitos anos, sendo feito sempre de forma muito aguerrida, com muita competência. É inegável a importância do FAM nesse processo de integração. Não posso deixar de fazer um agradecimento especial a Celso dos Santos e Denise Naccari, sonhadores e criadores do FAM, que acreditaram na perspectiva de integração desse bloco e que nesses 27 anos semearam e geraram inúmeros frutos”, disse.
Roberto Tavares de Albuquerque lembrou da parceria do Sebrae com o FAM, que já dura três anos no fortalecimento da indústria criativa do audiovisual e dos pequenos e médios negócios da área. “A cadeia criativa do audiovisual é muito extensa, e o Sebrae está aqui apoiando toda a cadeia com uma palestra de internacionalização do audiovisual no evento de mercado do festival. E está presente, também, para apoiar os pequenos empreendimentos na gestão financeira e como se portar melhor no mercado”, destacou.
Marilha Naccari, emocionada, falou do sonho que é realizar um festival de cinema, “uma tarefa conjunta, árdua e muito prazerosa de construir a mudança de mundos que queremos. Isso que sempre acreditei acompanhando o FAM desde a infância. Me constituí enquanto pessoa nessa integração com o FAM, e Florianópolis está no centro dessa rede”. Relembrou o histórico do festival, que começou em 1997 num cinema de rua, depois por 10 anos esteve no Centro Integrado de Cultura, por outros 10 anos na Universidade Federal de Santa Catarina e, atualmente, no complexo de cinema do CineShow, destacando que as produções, muitas delas fomentadas por recursos públicos, têm direito à qualidade de exibição.
Marilha destacou a reunião da RECAM e a parceria SAv e ANCINE com o festival. “Orlando Senna sempre diz que a RECAM nasceu aqui. E tantos passaram por este sonho, e tantos perdemos já, porque a vida é esse ciclo. Édina Fujii, Eva Piwowarski, Augusto Góngora, Carlos Reichenbach, Gustavo Dahl e tantos outros. 2023 é melhor que outros anos, só não é melhor porque a gente tem saudade. Faço uma homenagem ao meu pai, que não está aqui, é a primeira edição deste festival que ele não está aqui conosco, está passando por um tratamento de saúde. Mas estamos aqui vivos na força de tudo o que aprendemos a acreditar, na ótica do nosso cinema, na ocupação de sala, na cota de tela. Por isso, lotem as salas de cinema, deem sentido para a vida”.
Os ingressos das sessões diurnas são gratuitos, e nas noturnas, todos pagam meia-entrada, no valor de R$ 10,00 na bilheteria do cinema.
O FAM 2023 é produzido com o patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema e Sebrae. Através da Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio Itaú Unibanco. Realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Todos os detalhes da programação estão no site www.famdetodos.com.br