Os primeiros registros de baleias-francas no litoral de Santa Catarina ocorreram nos últimos dias.
De acordo com a equipe do Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, elas devem chegar em maior número em breve.
Entre os dias 20 e 21 de setembro de 2022, os sobrevoos do ProFRANCA detectaram cerca de 250 delas, entre mães e filhotes. Na ocasião, as maiores agregações estavam na enseada das praias da Guarda do Embaú (Palhoça) e Gamboa (Garopaba), Siriú e praia central de Garopaba (Garopaba), Vila e Itapirubá Norte (Imbituba). Desde o monitoramento, iniciado na década de 80, o maior número foi registrado em 2018, quando 273 baleias foram avistadas.
A temporada de reprodução das baleias franca no Brasil geralmente ocorre de julho a novembro, com o pico de ocorrência em setembro. No entanto, os padrões reprodutivos destes animais têm flutuações. A baleia-franca possui um ciclo reprodutivo trianual, porém eles têm observado alterações nesse padrão.
Para celebrar o início de mais uma temporada, as Associações Comerciais e Industriais de Imbituba, Garopaba e Laguna promovem juntas um Workshop com especialistas para debater a Rota da Baleia Franca, cases de sucesso na gestão do turismo e o emprego da tecnologia e técnicas de marketing visando a promoção e a comercialização do roteiro e dos destinos. O evento acontece no dia 4 de julho, nas instalações do Village Praia do Rosa e tem o patrocínio da Desbravador Software de Gestão e da H System. Faça sua reserva através do whasapp: 48-3255-1415.