A Marca Sebrae é uma das mais valiosas do Brasil. Sob a liderança do presidente Décio Lima, valor da Marca Sebrae cresceu 346% nos últimos anos, passou de R$ 7,6 bilhões para R$ 33,9 bilhões em 2025, segundo dados da pesquisa conduzida pelo Instituto Ipsos. O ativo passou de R$ 7,6 bilhões para R$ 33,9 bilhões no período de menos de três anos. Isso significa, que o Sebrae está presente na vida daqueles que sonham, que acordam de manhã e sabem se virar, buscam o próprio sustento.
Se o Sebrae atuasse no mercado de capitais, o comparativo com o Ranking TM20 indicaria que a marca teria passado da 13ª para a 4ª mais valiosa do país no mesmo período.
“Este resultado se apresenta no mesmo momento em que o empreendedorismo se consolida no país. Ao longo dos anos, o empreendedorismo vem recebendo impacto de uma série de marcos regulatórios que permitiram que os pequenos negócios sobrevivam e possam atuar com menos burocracia. Esses marcos incluem a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Microempreender Individual, o Simples Nacional e mais recentemente, o ministério voltado à temática, tornando o empreendedorismo uma política de Estado permanente”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Pesquisa Valor de Marca

Para definir a importância da Marca Sebrae nos resultados das empresas, especialmente com relação a faturamento e lucro, o levantamento ouviu 6 mil Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) de todo o país entre janeiro e fevereiro deste ano.
Promovida desde 2009, a pesquisa Valor de Marca Sebrae 2025 foi realizada este ano pelo Instituto Ipsos, que percorreu quatro etapas estruturadas: diagnóstico inicial, pesquisa com clientes, análise financeira e relatório final. Os entrevistados foram questionados sobre uma variedade de itens que compõem o dia a dia do relacionamento do seu negócio com o Sebrae.
O crescimento de 346% apresentado no relatório resulta do aumento de pequenos negócios no Brasil, da ampliação da base de clientes Sebrae e da sua contribuição para ampliar o faturamento e a lucratividade, analisa o presidente da instituição, Décio Lima.
“Esse resultado reforça o relacionamento próximo e sólido que construímos com os empreendedores, visando a entrega de valor e o sucesso dos pequenos negócios, permitindo a geração de emprego e renda. O Sebrae ajudou a criar o MEI, mas agora, pela primeira vez, nesses poucos mais de 15 anos está trabalhando e apoiando projetos e programas que estão melhorando a vida desses empreendedores e empreendedoras”, afirma Lima.