Com apresentações da Velha Guarda Musical da Mangueira, Afro-Sul Odomodê, Bambas da Orgia e Imperadores do Samba, o Unimúsica 2023 apresenta “Alô, harmonia!”. A edição deste ano é dedicada aos mestres do Carnaval e busca debater as contribuições da festa popular para a sociedade brasileira. A programação ocorre entre os dias 3 e 18 de agosto, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com shows, oficinas, seminários e rodas de conversas.
O título escolhido para esta edição faz referência ao clássico bordão do intérprete Carlos Medina (1947-2011), “alô, harmonia!”. De acordo com os organizadores, o desejo do projeto é valorizar a memória viva do Carnaval, em especial o de Porto Alegre. A equipe curatorial do Unimúsica deste ano é formada pela percussionista Alexsandra Amaral, a jornalista Ana Laura Freitas, a etnomusicóloga Luciana Prass, o carnavalesco e figurinista Luiz Augusto Lacerda e o ator e diretor Thiago Pirajira.
Na quinta-feira (17), às 20h, o palco do Salão de Atos da Ufrgs, localizado na Av. Paulo Gama, nº 110, receberá a tradicional e mais premiada escola do carnaval de Porto Alegre: a Imperadores do Samba. Para Luana Costa, primeira mulher a ocupar a presidência da Imperadores, é fundamental que espaços como universidades valorizem a história do Carnaval.
“A gente adentrar um espaço como uma universidade federal, atingir um outro público que não é tão carnavalesco, nos deixa muito felizes. Poder estar levando a nossa cultura e representando bem o nosso legado carnavalesco. Nós da Imperadores nos sentimos muito felizes com a participação nesta edição do Unimúsica porque o Carnaval de Porto Alegre tem uma grande contribuição cultural e social, e, muitas vezes, não somos valorizados como merecemos”, comenta Luana.
Sobre o Unimúsica:
Criado em 1981 pela Pró-Reitoria de Extensão, o Unimúsica é um dos projetos culturais mais antigos de Porto Alegre. Ao longo de sua trajetória, construiu uma relação de pertencimento tanto com o público que acompanha a programação, quanto com profissionais da música, que o reconhecem como um espaço de referência para a difusão da música popular brasileira. Desde seu início, o Unimúsica desempenhou um papel fundamental para a formação simultânea de artistas e de plateias e abriu o caminho para a legitimação da música popular como campo de ação cultural em uma universidade pública. Sua experiência pioneira possibilitou a ampliação e consolidação da difusão artístico-cultural no meio universitário. Nos últimos anos, o Unimúsica tem se dedicado a divulgar e articular a produção de músicos e pensadores através de séries temáticas anuais.