O TUM FESTIVAL 2024 chega à sua 7ª edição com uma programação comprometida em levar a Florianópolis grandes nomes da indústria da música, artistas consagrados e músicos independentes que se inscreveram no edital de chamamento. Idealizado por Ivanna Tolotti, o TUM será realizado entre os dias 2 e 9 de novembro, e tem o propósito de fomentar o ecossistema musical e as redes criativas.
O TUM FESTIVAL é um evento pioneiro no estado de Santa Catarina e tem como diferencial a sua conferência que reúne importantes players do mercado musical brasileiro e internacional com o objetivo de capacitar, promover e dar visibilidade para a música catarinense e brasileira, criando oportunidades e pontes como um facilitador de conexões e geração de negócios.
Mas o TUM FESTIVAL não é apenas sobre música. “Tudo Pulsa” é mais do que um tema, é uma declaração de que nossa arte, nossa cultura e nosso planeta estão interligados em uma dança vital – e essa dança está em risco. A cada acorde que ouvimos, a cada som que nos emociona, estamos tocando a última chance de agir, de salvar não só a música, mas o palco em que ela se apresenta: a Terra.
Nesta edição, o festival será realizado no Boulevard 14/32 (Floripa Airport), no CIC – Centro Integrado de Cultura e no Centro Histórico de Florianópolis.
A Programação
Shows Nacionais
João Bosco é o grande homenageado do TUM Festival em 2024, sendo nomeado Embaixador do evento. O artista volta a Florianópolis com João Bosco Quarteto: Kiko Freitas, na bateria; Ricardo Silveira, na guitarra; e Guto Wirtti, no baixo, para presentear o público com um show recheado de sucessos. Fernanda Abreu, cantora carioca cheia de swing e simpatia, levará ao Boulevard 14/32 do Floripa Airport seu mais recente show, com sua banda completa. E, pela primeira vez em Santa Catarina, após uma apresentação arrebatadora no Rock’n’Rio, as Suraras do Tapajós, grupo formado só por mulheres indígenas de Alter do Chão, mostrará ao público a força do carimbó e da cultura amazônica. Um final de semana de muita música e diversidade para toda a família.
Na semana seguinte, no dia 7, os pernambucanos Amaro Feitas e Zé Manoel se apresentam juntos celebrando o Clube da Esquina. Amaro Freitas é uma das maiores revelações da música contemporânea, ganhando destaque na imprensa especializada internacional, e Zé Manoel completa a noite com sua interpretação ímpar, com muita técnica e sensibilidade para conduzir um repertório antológico. Dia 8, o lendário Beto Guedes sobe ao palco para comemorar seus 50 anos de carreira, num show imperdível. Já no dia 9, Otto, outro renomado artista de Pernambuco, sobe ao palco do CIC – Centro Integrado de Cultura, para comemorar os 15 anos do álbum “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”.
Conferência
Temas relevantes e atuais colocarão o TUM no centro do debate contemporâneo sobre o mercado da música, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social. Grandes nomes da indústria da música estão confirmados para a edição de 2024.
Cronograma detalhado
Quinta-feira – dia 08.11 – Cinema do MIS
14h30- Abertura Oficial do Tum Festival
15h- Oficina de Relações Governamentais para o Setor Cultural
Capacitação voltada para profissionais e gestores do setor cultural compreenderem e navegarem pelas dinâmicas do processo legislativo e da estrutura governamental, além de elaborarem estratégias eficazes para o engajamento com autoridades e influenciarem positivamente o processo orçamentário, visando o fortalecimento e sustentabilidade de projetos culturais.
Ministrante: Lucas Lucchesi
Natural de Porto Alegre/RS, Lucas Lucchesi é Consultor Sênior de Relações Governamentais da Seta Public Affairs, do grupo FSB. É formado em Ciência Política pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Análise Política e Políticas Públicas pelo Instituto de Ciência Política da Unb e MBA em Relações Governamentais pela FGV/DF. Atua há quinze anos na área de relações governamentais, com passagens por diversas consultorias, associações de classe e pelo Governo do Distrito Federal. Possui larga experiência nos mais variados temas como internet e tecnologia, alimentos, tabaco, direitos autorais, apostas esportivas e indústria química.
16h30 – Oficina Conhecendo a PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Nesta oficina vamos falar sobre a Instituição da Política Nacional Aldir Blanc e a importância da lei enquanto política permanente de fomento à cultura. Iremos conhecer a lei, os objetivos, as formas de participação social e como acessar os recursos.
Ministrante: Priscila Appella
Servidora pública no Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Santa Catarina, com formação em Pedagogia, Administração Pública, Design de Interiores e Artes Cênicas. Sua trajetória profissional abrange desde a sala de aula até a produção cultural, passando por experiências como atriz, fotógrafa e organizadora de eventos. Com uma visão multidisciplinar, dedica-se à promoção de políticas culturais que valorizem a diversidade e a economia criativa.
18h – Sustentabilidade na Economia da Cultura: As Estratégias e Ações de Festivais e Feiras
Convidados: Carlos Badia (Bento Jazz- RS), Dayse Hansa (Festival Bocadim- DF), Fabiana Batistela (SIM-SP) e William Mendonça (Noites Brasileiras e Ecléticos- CE)
Mediação: Eli Moura (Festival Convida- DF)
Sexta-feira – dia 08.11 – Cinema do MIS
14h30 – Territórios:
Construção do Coletivo e Movimentos Culturais
Convidados: Flávio Testa(Festival Magnólia-SC), Negra Jaque (Galpão Cultural- RS), Flávio Delli (Festival Mova- DF), Fabiana Lian (On Stage Lab-SP) e Melina Delfino (Ministério de Cultura de Santa Fé- Argentina)
Mediação: Pena Schimidt (SP)
16h – Inteligência Artificial: prós e contras no âmbito da Comunicação e Imprensa
Na era em que influencers são considerados comunicadores e que aplicativos de inteligência artificial podem substituir a criação de conteúdo humano, o que pensam nossos convidados jornalistas sobre o papel das novas tecnologias na comunicação e na imprensa.
Convidados: Lígia Gastaldi (SC), Juarez Fonseca (RS), Leonardo Lichote (RJ), Marcos Espíndola (SC), Marta Schmidt (RS) e Roger Lerina(RS)
Mediação: Val Becker (Rádio Graviola- RJ)
TUM LAB
Quinta-feira – 07.11 – Sala Multimídia- MIS
Tum Lab Apresenta Papo de Artista:
O TUM FESTIVAL é uma jornada única que transcende o convencional, sendo mais do que apenas um evento musical. No epicentro desse ecossistema dinâmico, emerge o TUM LAB, em sua primeira edição, para integrar esse projeto inovador destinado a capacitar e inspirar artistas e bandas. Juntos, esses movimentos formam uma sinergia poderosa que redefine a experiência e o cenário musical.
Sob a coordenação de Max Viana e Ivanna Tolotti , o TUM LAB estará no epicentro do evento, reunindo profissionais da indústria da música como Torcuato Mariano, Fabiana Lian, Thiago Piccoli, Marcelo Fruet, Marcos Badia, Barral Lima, Geovani Bento e o próprio Max Viana. Os artistas inscritos para participarem do evento serão orientados por esses mentores que os ajudarão a nortear suas carreiras.
14h30- Workshop de Aceleração Artística
Nesse workshop você vai descobrir as estratégias que gravadoras e grandes empresários usam para transformar novos talentos em astros. Vamos explorar como acelerar sua carreira em 6 meses o que normalmente levaria 10 anos, desde o planejamento estratégico até o marketing eficaz, gestão de carreira e projeção. Aprenda a dominar as plataformas, ampliar sua visibilidade e se destacar no cenário musical com técnicas que realmente funcionam.
Ministrante: Geovane Bento
Estrategista Musical | Top Voice Linkedin | CEO da NOAR Music Brasil | Coolhunter | Membro da Academia do Grammy Latino | Especialista em Diferenciação Profissional | Autor dos Livros “Construído Estrelas e A Ideia Milionária”. Com mais de três décadas de atuação no mercado musical, Geovane já colaborou com projetos de grandes artistas das principais empresas do ramo como Sony Music, Warner Music, Som Livre, Universal Muisc, TV Globo entre outras.
16h- Palestra: Booking e Agenciamento Artístico
Nesta palestra desvendamos os processos para criar, gerenciar e executar o trabalho de booking no território brasileiro. Ferramentas, formatos, desafios, experiências, dicas e práticas desta função essencial para a carreira artística.
Ministrante: Thiago Piccolli
Thiago Piccoli atua há 20 anos no mercado cultural, carregando no currículo planejamento, assessoria e produção de shows de bandas como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Diogo Nogueira, Baby do Brasil, Ultramen, Mac deMarco, Moraes Moreira, Rubel, Bidê ou Balde, Wannabe Jalva, Ian Ramil, Tagua Tagua, Cícero, Sessa, Onda Vaga, Ava Rocha, e muitos outros. Atualmente, planeja e organiza as turnês dos artistas Rubel, 5 a Seco, Filipe Catto, Tim Bernardes, Tagua Tagua, Zeca Veloso, Ana Frango Elétrico e Onda Vaga, tendo realizado uma média de 100 shows por ano, em 10 diferentes países, além de prestar curadoria artística para a Noize Record Club, o primeiro clube de vinil do Brasil, e realizar turnês internacionais de diversos outros artistas. Foi curador do Edital Natura Musical 2022 e duas vezes indicado ao Grammy Latino
17h30 Networking: A Importância das Feiras e Festivais na Construção de Carreiras Musicais
As feiras e festivais de música são muito mais do que vitrines culturais. Esses eventos oferecem um ecossistema vibrante onde artistas, produtores, empresários e agentes encontram oportunidades de estabelecer conexões estratégicas. Esta palestra explora como o networking em festivais pode ser o ponto de virada para uma carreira musical, seja ao expandir contatos, encontrar parceiros de negócios ou acessar mercados internacionais. Com insights sobre as melhores práticas e estratégias eficazes, o participante aprenderá como maximizar sua presença nesses eventos, transformando momentos de encontro em colaborações duradouras e oportunidades concretas de crescimento profissional.
Ministrante: Barral Lima
Formado em música, compositor, músico e produtor musical, empresário artístico e CEO do Grupo UN MUSIC onde dirige dois selos fonográficos, uma produtora de eventos e audiovisual e uma editora de livros. É co-idealizador dos festivais Palco Ultra, Marte Festival, HipHop.Doc, Circuito Instrumental dentre outros. Da MPB ao Rock, do Blues ao Hip Hop, produziu, gravou e acompanhou dezenas de artistas, dentre eles Lô Borges, Toninho Horta, Samuel Rosa, Milton Nascimento, Pepeu Gomes, Roberta Campos, Flávio Venturini, Fernanda Takai, Marku Ribas, Beto Guedes etc. Produz também a serie de Song books mineiros, tendo já lançado a maioria dos compositores do Clube da Esquina e outros artistas mineiros. É idealizador e produtor do projeto “A Música de Minas, 50 anos!”, espetáculo em circulação nacional com os artistas Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini. É sócio fundador da Atma, incubadora e editora dedicada a lançamentos de novos artistas no mercado.
19h- Capacitação com Max Viana
(conteúdo a confirmar)
Sexta-feira – 08.11 – Sala Multimídia- MIS
Tum Lab Apresenta Papo de Artista:
18h – Workshop DNA
No workshop DNA vamos ajudar vocês a capacitar as Bandas a se tornarem mais completos e preparados artisticamente e musicalmente para o mercado atual, sem perder a identidade principal. Vamos identificar os pontos que conectam as bandas ao seu público, aprender a riqueza de um repertório único ao invés de se tornar cópia de outros projetos. E isso inclui a rotina artística entre os integrantes e a busca da linguagem de cada grupo.Uma rotina de ensaios pode mudar totalmente a sonoridade de uma banda e esse pode ser o maior poder que uma banda pode conquistar para superar os maiores obstáculos que o mercado moderno impõem.
Ministrante: Torcuato Mariano
Produtor musical, Guitarrista, Arranjador que trabalhou com artistas como, Djavan,Gal Costa, Cazuza, Lobão, Johnny Alf, Flávio Venturini. Nos anos 80 participou do Kid Abelha e da Banda Cinema a Dois.
Também foi Diretor Artístico da EMI durante 6 anos assinando direção artísticas de álbuns de bandas como Charlie Brown Jr, Legião Urbana, Natiruts, Art Popular, Exaltasamba e muitas outras. Também fez produção musical do The Voice nos seus 12 anos de exibição na Rede Globo.
RODADA DE NEGÓCIOS
Sábado – 09.11
10h – Local: Sala Lindolf Bell
As rodadas de negócios vão colocar frente a frente empreendedores musicais, artistas e bandas nacionais e internacionais com mais de 20 representantes de estados brasileiros e da Argentina, diretores de festivais, programadores culturais, casas de shows, produtoras, feiras e fundações de música que estarão presentes no evento. Esses profissionais “compradores”, irão atender os inscritos em reuniões de 10 minutos, onde o artista/banda deve preparar um “pitching”, com uma apresentação ao vivo e demonstrar qual ou em quais formatos pode fazer turnê, falar sobre o seu projeto, histórico da trajetória, audiência, com apresentação compacta direcionada para o negócio e venda do projeto e do show. As rodadas de negócios são uma grande oportunidade de conexões reais, construção de rede colaborativa, geração de negócios e networking com grandes profissionais do mercado da indústria da música nacional e internacional.
Edital de seleção aberto, inscreva-se já no site www.tumfestival.com.br
Participantes da Conferência
Alex Pizzetti – Colher de Chá, do Festival Bradamundo (SC)
Alexandre Pesserl – Doutor em Direito (PR)
Barral Lima – UN Music / Marte Festival (MG)
Carlos Badia – Bento Jazz (RS)
Chris Fuscaldo – Garota FM Books (RJ)
Daniel Silva – Portal Rifferama (SC)
Dayse Hansa – Festival Bocadim (DF)
Dre Ferreira – LEP Music Brasil (RJ)
Eli Moura – Festival Convida (DF)
Flavio Delli – Cantor e compositor (DF)
Fernando Souza – Casa da Música (Porto, Portugal)
Flavio Testa – Festival Magnólia (SC)
Geovane Bento – Estrategista Fonográfico (RJ)
JoA Azria – Green Go Agency (França)
Juarez Fonseca – Jornalista (RS)
Juliana Waterkemper – Colher de Chá, do Festival Bradamundo (SC)
Kika Simone – Festival Sonora (RS)
Leonardo Lichote – Jornalista (RJ)
Lucas Lucchesi – Cientista Político (DF)
Marcelo Fruet – Produtor Musical (RS)
Marta Schmitt – FM Cultura (RS)
Max Viana – Universo Spanta / FIB Bahia (RJ)
Melina Delfino – Ministério de Cultura (Santa Fé, Argentina)
Ana Laura – Festival Magnólia (SC)
Pena Schmidt – Lista das Listas (SP)
Fabiana Batistella – SIM São Paulo (SP)
Fabiana Lian – On Stage Lab (SP)
Negra Jaque – Galpão Cultural (RS)
Paulo Almeida – Mais e Melhores (RJ)
Roger Lerina – Jornalista (RS)
Torcuato Mariano – The Voice Brasil (RJ)
Val Becker – Rádio Graviola (RJ)
William Mendonça Noites Brasileiras / Ecléticos (CE)
Ligia Gastaldi – Jornalista NSC (SC)
Marcos Espíndola – Jornalista ND (SC)
Alexandre Gouveia Martins – Escritório Estadual MINC (SC)
Priscila Appella- Escritório Estadual MINC (SC)
Lorena Storani- Abramus (SC)
Showcases
As inscrições bateram recorde em 2024. Foram quase 500 artistas e bandas autorais inscritos no edital de chamamento. E, após uma análise criteriosa por nossa equipe curatorial, chegamos ao nomes que se seguem:
Ãnama (SC)
Chico Bernardes (SP)
Cores de Aidê (SC)
Funmilayo Afrobeat Orquestra (SP)
Fuz Aka (SP)
Giovanna Moraes (SP)
Jalile (RS)
Negra Jaque (RS)
Rawi (PA)
SAMO (SC)
Sobre o TUM FESTIVAL
Ao longo de seis anos, o TUM FESTIVAL se consolidou como o principal encontro de música e inovação do sul do país, reunindo artistas, diretores de festivais, programadores culturais, selos, gravadoras, associações e público em geral. Todos Unidos pela Música! Esse pulsar de vida, música, responsabilidade social e ecológica colocam o TUM como festival pioneiro entre seus pares espalhados pelo país e pela América Latina.
Em sua sétima edição, o TUM é um festival voltado para a cadeia produtiva da música, que envolve todos os setores que se relacionam a ela. Muito mais do que uma mostra musical, é um evento dedicado à geração de novos negócios, à profissionalização do mercado musical, ao fomento da cultura e à formação de plateias. Além de oferecer atrações musicais de forma gratuita, tem foco, especialmente, em fomentar o mercado com atividades formativas, workshops, masterclasses, palestras, rodadas de negócios, pitchings e showcases para músicos que queiram apresentar suas criações aos diversos profissionais da indústria da música. O Tum representa importante oportunidade para que os grupos independentes se qualifiquem para o mercado e para que se relacionem com outros setores fundamentais da cadeia produtiva da música, como selos, gravadoras, editoras, programadores, diretores de festivais, diretores de bares, casas noturnas, agregadores, distribuidoras, plataformas digitais, entre outros. A cada edição, as bandas selecionadas através de edital passam por uma verdadeira imersão, com capacitações voltadas à composição, concepção de obras musicais, produção musical, direitos autorais, distribuição digital, planejamento estratégico de carreira, preparação para rodadas de negócios, pitchings, etc. A proposta é fazer com que as atividades econômicas que compõem a cadeia produtiva da indústria da música se façam presentes em mesas de debate e espaços para trocas, abrangendo todas as etapas: formação, produção, distribuição, comercialização e exibição de bens ou de serviços musicais.
Tudo Pulsa
Hoje, mais do que nunca, precisamos entender que a música que amamos, os artistas que admiramos e os momentos que nos fazem vibrar só continuarão a existir se garantirmos a sobrevivência do planeta que nos acolhe. Muitos festivais ao redor do mundo já estão sofrendo os impactos diretos das crises climáticas. Ondas de calor, chuvas intensas e incêndios florestais têm colocado em risco a segurança e a realização desses eventos. Além disso, há uma crescente pressão para que os festivais se tornem mais sustentáveis, o que muitas vezes aumenta os custos de produção. Essas crises não afetam apenas a logística, mas também criam um senso de urgência sobre a relação entre cultura, meio ambiente e a responsabilidade dos organizadores.
O TUM FESTIVAL 2024 é uma celebração, sim, mas também um chamado à consciência. Uma chance de refletir, agir e engajar-se em um movimento que vai além dos palcos – um movimento pela vida.
Sustentabilidade
Uma das características mais marcantes do TUM FESTIVAL é se alinhar com as causas urgentes. Em 2024, um ano atravessado por graves incidentes ligados à questão climática que assolaram o país, o tema se faz pertinente e obrigatório. É necessário discutir e propor soluções. E a cadeia da música não pode ficar alheia ao que acontece no país e no mundo. O TUM FESTIVAL discutirá a questão em suas mesas de debate, coordenará suas ações de forma sustentável, inclusiva e diversa, e buscará promover a inclusão universal através de práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance), trazendo autoridades no tema para auxiliarem em todas as etapas da produção do festival.
Sobre Ivanna Tolotti
Idealizadora e diretora geral do TUM Festival, é apaixonada pela música brasileira, Ivanna Tolotti é natural do Rio Grande do Sul. Fincou raízes em Florianópolis e, inspirada pela música e pelos anseios da cadeia musical , criou o TUM FESTIVAL. E fez dele um dos mais importantes festivais do país. TUM é Todos Unidos pela Música e é isso que Ivanna Tolotti promove: a união para que artistas independentes ganhem projeção, reunindo o mercado e fortalecendo o seu desenvolvimento, agregando os profissionais para que na Conferência TUM, e criando pontes para que a música brasileira seja novamente reconhecida e respeitada mundialmente. Para isso, não mede esforços para reunir anualmente em Florianópolis os maiores nomes da indústria da música brasileira e internacional, sempre gerando oportunidades para os artistas em início de carreira para que eles possam brilhar nos palcos do TUM e em outros festivais. Vencedora na categoria ‘Melhor Produtora de Eventos’ do Prêmio Profissionais da Música de Brasília, em 2022, e ‘Melhor Curso de Music Business’, em 2023, se destaca pela sua visão empreendedora e inovação criativa. Essas características marcantes que a fazem ser uma profissional referência no mercado musical nacional e internacional.
Serviço
TUM FESTIVAL – Tudo Pulsa! Pelo Futuro da Música, Pelo Futuro da Vida!
Datas: de 2 a 9 de novembro de 2024
Locais:
Boulevard 14/32 – Floripa Airport (Rod. Acesso ao Aeroporto, 6.200 – Carianos, Florianópolis – SC)
CIC – Centro Integrado de Cultura (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC)
Bugio Bar – Centro Histórico de Florianópolis (Rua Victor Meirelles, 112 – Centro – Florianópolis – SC)
Shows: Fernanda Abreu (2/11), Suraras do Tapajós , João Bosco (3/11)
Local: Boulevard 14/32 – Floripa Airport (Rod. Acesso ao Aeroporto, 6.200 – Carianos, Florianópolis – SC)
Horário: a partir das 17h
Entrada gratuita
Shows: Amaro Freitas e Zé Manoel (7/11), Beto Guedes (8/11) e Otto (9/11)
Local: CIC – Centro Integrado de Cultura
Horário: 20h30
Ingressos: a partir de R$45,00 – disponíveis para compra no site da Blueticket (www.blueticket.com.br)
Conferência: de 7 a 9 de novembro
Local: CIC – Centro Integrado de Cultura
Programação completa no site do TUM Festival
Entrada gratuita mediante inscrição prévia: https://tumfestival.com.br/conferencia/inscricao/
Incentivo: Rede Imperatriz
Apoio Cultural: Floripa Airport e Hotel Faial
Realização: PIC (Programa de Incentivo à Cultura), MIS- Museu da Imagem e do Som, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina
Esse projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.
Realização: Ivanna Tolotti Produções