O Sebrae promoveu o lançamento oficial do Comitê ESG, reforçando seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, gerando valor para os negócios e a sociedade. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (21), às 9h30, na sede da instituição, em Brasília. Participaram do evento Carlo Pereira, diretor do Pacto Global da ONU Brasil, Anacleto Ortigara, presidente da Associaçã Brasileira dos Sebrae nos estados (Abase) e outras autoridades.
Palestrantes renomados abordaram o tema “Sendo a mudança no mundo”. Destaque para a palestra do professor e ativista indígena Daniel Munduruku, de Karine Oliveira, CEO da Wakanda Educação, escola de educação empreendedora para negócios periféricos e Renata Faber, que é head de ESG na Exame e Top Voice LinkedIn.
Em sua intervenção, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, saudou a ideia de um mundo digital e sustentável, dos princípios da sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas. Décio chamou atenção para a inexorabilidade no uso da Inteligência Artificial e seus impactos no mundo do trabalho, na redução da jornada de trabalho.
“nosso desafio é mais do que apenas evitar a deterioração dos recursos naturais. É preciso olhar para o ser humano. Temos que produzir um mundo que não seja produto do nosso egoísmo. No ESG, precisamos trazer o componente humanista”.
“Um novo mundo das startups e da inclusão digital são irreversíveis. Mas, o grande desafio remete aos seres humanos”, conclui o presidente.
O evento segue ao longo desta manhã, na sede nacional do Sebrae. Confira aqui.