• Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Bem-vindo(a), hoje é 20 de agosto de 2025.
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Portal Brasil Criativo
  • Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas

    Verissimo permanece internado em estado grave em Porto Alegre

    18 de agosto de 2025

    “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” retorna ao cinema após 30 anos

    15 de agosto de 2025

    Maranhão comemora títulos de Patrimônio da Humanidade

    15 de agosto de 2025

    Rio Innovation Week discute tendências e soluções globais até sexta

    14 de agosto de 2025

    Safra de grãos será recorde com destaque para milho e soja

    14 de agosto de 2025
Publicidade
Portal Brasil Criativo
Início » Rio2C 2023 Dia 1: Games, IA, Metaverso, Creator Economy e tendências
Notícia

Rio2C 2023 Dia 1: Games, IA, Metaverso, Creator Economy e tendências

RedaçãoPor Redação13 de abril de 2023Atualizado:13 de abril de 2023Nenhum comentário6 min.
Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram E-mail WhatsApp
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

No último dia 11 de abril, o Rio de Janeiro se tornou um centro de discussões sobre inovação com o início do Rio2C 2023, o maior encontro de criatividade da América Latina.

Até o dia 16 de abril, os participantes terão a oportunidade de conferir painéis abordando temas variados das indústrias criativas brasileiras, além de experiências em Inteligência Artificial, games e educação.

Com uma programação diversificada, o evento reuniu experts em tecnologias como Metaverso, Realidade Virtual e blockchain, além de grandes nomes do universo dos games, como Coringa, Cherrygumms, NinexT, Bertrand Chaverot, da Ubisoft, entre outros.

O evento promete não só oferecer aos participantes uma experiência rica em conhecimento, inovações e oportunidades de conexão, mas também traz chances para Startups e até um festival de música com workshops e mentorias.

Nos estandes, os visitantes podem conferir demonstrações de tecnologias avançadas, como Motion Capture usando Unreal Engine 5, para games e cinema, ou até interagir com robôs.

Confira abaixo os principais destaques do primeiro dia do evento.

GAMES: QUANTAS FASES FALTAM PARA O PROTAGONISMO NAS VERBAS DAS MARCAS?

 

No painel, o mediador BlackWill conduziu uma conversa com Sabrina Romero (gerente sênior de marketing na Vivo), Cynthya Rodrigues (sócia da G4B e especialista em game business) e Bruna Pastorini (sócia e Chief Strategy Officer da DRUID Creative Gaming). Eles exploram o crescente potencial do setor de games na economia, na publicidade e como as grandes marcas podem aproveitar oportunidades nesse mercado em expansão.

Os palestrantes falaram sobre como indústria de games tem crescido exponencialmente e, consequentemente, o potencial dessa mídia para a economia e a publicidade cresceu junto.

Esse setor, antes visto como um nicho, já se estabeleceu como um dos principais mercados no mundo e chama a atenção das grandes marcas. Cynthya Rodrigues reforçou a importância de transformar os games em algo mainstream, afirmando que “hoje, todos os tipos de pessoas amam games — o gamer não é mais aquele estereótipo do menino que come salgadinho no quarto escuro.”

A crescente presença dos games na vida cotidiana das pessoas tem mudado a visão das marcas, que agora enxergam os gamers como consumidores que engajam e interagem mais do que outras categorias. Marcas como Itaú e O Boticário começaram a investir no universo dos games, ajudando a desconstruir estereótipos e tornar o segmento mais abrangente.

Metaverso: Do Hype ao Mainstream – Desafios e Perspectivas

O painel “Metaverso: Quanto Tempo Levará Entre a Tendência e o Mainstream?” explorou o futuro do metaverso, o impacto disso na sociedade, tecnologia e publicidade, além de como a inovação, experiências presenciais e digitais, e o papel das marcas estão moldando esse novo cenário.

Lui Lima (ex-diretor criativo e estrategista no Meta), Lucas Reis (fundador e CEO da Zygon) e Thiago (investidor-anjo e mentor) abordaram diversos aspectos desse universo em expansão, desde a revalorização das experiências presenciais e digitais até a integração com tecnologias como a inteligência artificial.

Em 2023, passamos a ouvir muito mais sobre Inteligência Artificial, e parece que a buzzword do Metaverso perdeu muito do interesse do público e investidores. Mas Lucas Reis afirma que o ajuste da valorização do metaverso é algo esperado, conforme o hype inicial diminui.

“Inovação não acontece automaticamente, são ondas que vêm e vão”, disse. Atualmente, o metaverso precisa de seu “momento ChatGPT”, ou seja, uma interação simples e acessível que facilite sua adoção em massa. Mas isso ainda não aconteceu.

Muitos ainda tem dúvida a respeito de que se trata o Metaverso, justamente por não ainda não ter existido essa revolução intuitiva de seu uso. De acordo com Thiago, uma forma de descrever o que é metaverso seria: “Um mundo persistente onde, estando lá ou não, o mundo continua acontecendo.”

Bons exemplos de metaversos vivos e lucrativos seriam Decetraland e até mesmo Roblox.

O Painel abordou ainda a monetização no metaverso pelas empresas, com os palestrantes destacando o potencial do varejo, que possui uma proposta de valor de fácil compreensão para monetizar rapidamente nesse ambiente.

Outros exemplos de exploração do metaverso são encontrados em diversos setores, como medicina e educação, com amplas possibilidades de aplicações. Além disso, turismo e mercado imobiliário também tiram proveito dessa tecnologia, pois podem proporcionar experiências imersivas e personalizadas para que os clientes possam conhecer, em VR ou AR, casas ou até mesmo diferentes tipos de cruzeiros antes de decidir a compra.

Sobre a mudança do foco do mercado de Metacerso para IA, segundo Lui Lima, o metaverso e a inteligência artificial não competem entre si, mas se complementam. Ele ressalta que é importante não descartar o metaverso, pois está presente nos games, NFTs e em outros contextos.

Thiago destaca que, para o sucesso da tecnologia, existe uma grande importância em conectar os diferentes metaversos, abrindo um mundo de possibilidades. Um exemplo seria utilizar os itens exclusivos que você adquiriu em um game no seu personagem em outro game diferente.

Outro ponto importante abordado foi que as pessoas passam cada vez mais tempo nos mundos digitais, sejam em apps de redes sociais ou em diferentes Metaversos. Como essa tegnologia ainda está na “infância”, é importante discutir questões sociais e regulamentações para o Metaverso desde a concepção. Afinal, já existem casos de racismo e preconceito nesses ambientes.

“Para criar uma Web3 melhor que a Web2, é preciso promover a inclusão desde o início”, avaliou Lucas Reis, que mencionou a criação de avatares que representem melhor as pessoas como um exemplo disso, além de ações e espaços seguros para grupos marginalizados dentro desses Metaversos.

Os palestrantes concordam que as experiências presenciais e digitais são complementares e continuarão coexistindo no futuro. O metaverso tem potencial para se desenvolver como um espaço de complementaridade; não de substituição da realidade física.

Em suma, o metaverso está em constante evolução, e o caminho para o mainstream ainda apresenta desafios e oportunidades. Cabe às empresas e indivíduos adaptarem-se a essa nova realidade e aproveitarem as possibilidades que ela oferece.

Rio2C

O primeiro dia da Rio2C 2023 contou com dezenas de outros paineis e palestrantes, incluindo a participação de Felipe Neto e João Pedro Paes Leme, no painel “C DE CONTEÚDO”, que discutiu a transformação da indústria, a ascensão do YouTube e a reinvenção dos direitos esportivos.

O evento acontece até dia 16 de abril, e você pode acompanhar todas as novidades da Rio2C 2023 aqui no Portal Economia Criativa SC

economia criativa Felipe Neto Metaverso Rio2C transformação digital Universo Gamers
Compartilhe... Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Reddit Telegram WhatsApp
ANTERIORFlorianópolis sediará Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo
PRÓXIMA MinC participa do Rio2C, maior encontro de criatividade e inovação da América Latina
Redação
  • Website

BC - Portal Brasil Criativo é a sua plataforma de conteúdo que mostra as diversas formas da criatividade brasileira no século XXI. Aqui você encontra notícias, artigos, colunistas e histórias de sucesso que revelam o potencial inovador e transformador do nosso país. Descubra, conecte, e inspire-se com um Brasil Criativo.

Notícias Relacionadas

Notícia

Verissimo permanece internado em estado grave em Porto Alegre

18 de agosto de 2025
Notícia

Maranhão comemora títulos de Patrimônio da Humanidade

15 de agosto de 2025
Notícia

Embratur apresenta projeto Novas Rotas em Santa Catarina

11 de agosto de 2025
Comente Nossa Notícia

Deixe Seu Comentário Cancelar Resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Publicidade

Publicidade

Colunas

O poder do “Outro Turismo”

Rafael Freitag10 de outubro de 2023

A falta de acessibilidade nos retira o direito de realizar sonhos

Ana Paula Koch de Bona10 de outubro de 2023

21/09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ana Paula Koch de Bona21 de setembro de 2023

A Inteligência Artificial é o fim das agências de viagens?

Rafael Freitag15 de maio de 2023
Redes Sociais do BC
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • WhatsApp
Portal Brasil Criativo
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
© 2025 Portal Brasil Criativo, todos os direitos reservados – Por Zdzain

Digite algo e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.