Com o objetivo de fortalecer o debate sobre a construção de uma cidade não sexista, a Prefeitura do Recife promoveu o Fórum Internacional “Recife: Cidade Não Sexista – Diálogos Globais para a Construção de uma Cidade Mais Igualitária”, marcando o compromisso de tornar o Recife uma cidade não-sexista até 2037, quando será a primeira capital do Brasil a completar 500 anos.
A abertura do evento ocorreu no fim da tarde de segunda-feira (16), com a presença do prefeito João Campos, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
“É muito importante a gente trazer para o debate das cidades a formação de uma cidade não-sexista – uma cidade que seja construída pensando no respeito, na equidade e na inclusão. Para que a gente possa ter a pauta de gênero como uma pauta central na construção de uma cidade mais justa. A maioria da nossa população é feminina, então que a gente possa trazer isso para o debate da construção da cidade” (João Campos)
Carta Compromisso
Durante a abertura do evento, o prefeito João Campos (PSB) e a vice-prefeita Isabella de Roldão assinaram uma carta-compromisso com algumas diretrizes que vão guiar os cidadãos nessa construção, por meio do Plano Recife 500 Anos.
Para a vice-prefeita, Isabella de Roldão, o fórum planta a semente de uma futura cidade não-sexista.
“É preciso construir uma sociedade que caiba todas e todos com as suas potencialidades. Para que as meninas que já nasceram e as que ainda vão nascer encontrem uma cidade onde elas possam ser respeitadas e possam sair sem temer. Hoje a gente planta uma semente, dá início à fundação de uma cidade não-sexista”
Isabella foi a idealizadora do evento e sublinhou a necessária participação ativa e afetiva da sociedade na consolidação desse compromisso pioneiro, firmado pela cidade do Recife.
Nesta terça-feira, 17, segundo e último dia do evento, os participantes do evento dedicaram atenção aos quatro painéis sobre o papel da Educação como elemento transformador para a formação cidadã; os desafios e perspectivas da participação da mulher nos espaços de poder; a agenda internacional e os ODS’s na perspectiva da construção da cidade não sexista, inclusiva e sustentável; e a inovação e tecnologia para igualdade de gênero.
Políticas Públicas
O prefeito João Campos aproveitou para divulgar algumas das políticas públicas e projetos implementados pela prefeitura, com foco nas mulheres e na igualdade de gênero, com destaque para o Centro de Referência Clarice Lispector; as salas de atendimento à mulher nos Compaz Ariano Suassuna, Eduardo Campos e Dom Helder; o projeto Maria da Penha Vai à Escola; o programa Empodera; o Tá Com elas: O Crédito é da Mulher; e a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher.