• Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Bem-vindo(a), hoje é 20 de agosto de 2025.
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Portal Brasil Criativo
  • Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas

    Verissimo permanece internado em estado grave em Porto Alegre

    18 de agosto de 2025

    “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” retorna ao cinema após 30 anos

    15 de agosto de 2025

    Maranhão comemora títulos de Patrimônio da Humanidade

    15 de agosto de 2025

    Rio Innovation Week discute tendências e soluções globais até sexta

    14 de agosto de 2025

    Safra de grãos será recorde com destaque para milho e soja

    14 de agosto de 2025
Publicidade
Portal Brasil Criativo
Início » Quando o protagonismo move montanhas
Educação

Quando o protagonismo move montanhas

Raquel Lima Ramos conta como os alunos participam ativamente dos cursos Projeto Jovens Caminhos, construindo seu aprendizado
RedaçãoPor Redação2 de janeiro de 2025Atualizado:2 de janeiro de 2025Nenhum comentário6 min.
Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram E-mail WhatsApp
Foto: Facebook | Projeto Jovens Caminhos
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

Expoente mundial quando o assunto é educação, Paulo Freire foi um entusiasta do protagonismo do aluno no processo de aprendizado. Ele critica o modelo tradicional que chama de “educação bancária”, onde o professor deposita conhecimento nos alunos de forma passiva. Em vez disso, Freire propõe uma “educação problematizadora”, onde os estudantes são incentivados a questionar, refletir e participar ativamente do seu próprio aprendizado. É quando o protagonismo move montanhas.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua construção” – Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia, 1996.

Não é outro o princípio que move o Projeto Jovens Caminhos senão esse em que Freire defende a educação como um ato de liberdade e transformação social. A cada aula, a cada trabalho de campo, a cada interação aluno-professor ou aluno-aluno, os jovens e adultos são vistos como sujeitos ativos, capazes de transformar a realidade ao seu redor.

Projeto Jovens Caminhos
Foto: Facebook | Projeto Jovens Caminhos 

Os cursos de Arte-Educação e Grafite e de Programação e Criação de Sites do Projeto Jovens Caminhos tornaram-se possíveis graças a uma parceria entre Instituto Gea e Petrobras. Os cursos de Tecnologia da Informação contam ainda com a parceria do LASSU – Laboratório de Sustentabilidade da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e proporcionam um ambiente acolhedor e propício para que o jovem possa aprender e errar, mas sem ter medo ou vergonha de seu erro. Entendemos que o erro também é uma forma de aprendizado

Um ponto importante é que os professores disponibilizam em plataformas acessíveis todos os materiais e exercícios. Assim, o projeto estimula a ir além dos conteúdos apresentados em aula e a construírem, os próprios alunos, suas jornadas.

Outra influente educadora brasileira, Maria da Graça Nicoletti Mizukami, destaca a importância do protagonismo discente enfatizando que o professor deve atuar como um facilitador do conhecimento, respeitando o aluno como ele é e compreendendo seus sentimentos. O aluno é visto como sujeito ativo no processo de aprendizagem, elaborando e criando conhecimento por meio de suas experiências e interações com o meio.

O depoimento de Isabelle Alves da Silva, de 18 anos, moradora do Parque São Rafael, em São Paulo, mostra como é possível ganhar confiança e autonomia. Ela fez o curso de Programação e Criação de Sites, do Projeto Jovens Caminhos, agora cursa o programa do Paideia, uma especialização gratuita oferecida pelo parceiro do projeto, o LASSU.

“O curso do Jovens Caminhos me deu uma nova visão da Tecnologia, de que não é tão difícil, basta ter paciência e perseverança. Foi incrível para mim! Não tinha noção de nada sobre programação. As aulas mais interessantes eram as que envolviam a parte prática, como cálculos ou testar algum código”, disse ela ao portal do Instituto Gea.

E continuou: “Com o curso do Paideia, eu tenho planos de ingressar firme no mercado de trabalho e também saber mais sobre linguagem Python. Concluí o ensino médio e o próximo passo é a faculdade. Vou focar em ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Creio que é uma das melhores opções para quem está começando”.

Projeto Jovens Caminhos
Foto: Facebook | Projeto Jovens Caminhos

Acesso fácil e apoio

Sem dúvida, os pontos fortes do Projeto Jovens Caminhos estão não apenas na disponibilidade dos exercícios e leitura, mas também no acesso fácil aos professores e no apoio da monitoria aos alunos.

A literatura é generosa em difundir formas de promover o protagonismo do discente na aprendizagem. Mas algumas tocam mais de perto o Projeto Jovens Caminhos, entre as quais as Metodologias Ativas. Trata-se de princípio que coloca os alunos no centro do processo, incentivando-os a pesquisar, discutir e apresentar soluções para problemas reais.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 1987.

Fazer dos alunos os figurantes principais em sala de aula envolve várias estratégias que incentivam a participação ativa e sua autonomia. Outra metodologia ativa adotada com profundidade pelo Jovens Caminhos está nos Ambientes Flexíveis. Ou seja, na criação de espaços que vão além da sala de aula tradicional, utilizando áreas externas, laboratórios e passeios de campo para atividades práticas e colaborativas.

Foi assim com as visitas ao Centro de Reciclagem do LASSU, na USP, onde aprenderam a importância de se ter uma consciência coletiva a respeito de reaproveitamento de materiais e descarte correto de resíduo eletroeletrônico. Lições de cidadania igualmente estiveram presentes em atividades culturais como as idas ao Beco do Batman e ao Instituto Tomie Otake, na Capital.

Projeto Jovens Caminhos
Foto: Facebook | Projeto Jovens Caminhos

Superando temores

A educadora Maria da Graça Mizukami propaga entre as diferentes perspectivas educacionais a abordagem humanista, que valoriza a personalidade do indivíduo e suas relações interpessoais, e a abordagem cognitivista, que foca nos processos cognitivos e na capacidade do aluno de integrar e processar informações.

Para superar as limitações pessoais que os alunos sentem diante do desconhecimento da área que escolhem, o Projeto Jovens Caminhos desenvolveu técnicas específicas para enfrentar o desafio. É preciso quebrar padrões de pensamento que provocam esse temor e fazer de cada um o verdadeiro responsável pelo aprendizado de algo novo em sua vida.

Exemplo é o contrato obtido pelos ex-alunos de Arte-Educação e Grafite Vinicius Nascimento e Júlia Venture Reis, quando ainda estavam em curso, para pintar 17 metros de muro de uma loja de fantasias próximo ao Parque Regional de Santo André, na Grande São Paulo.

Projeto Jovens Caminhos
Foto: Facebook | Protagonismo no Projeto Jovens Caminhos

O contrato deixou Júlia Reis muito feliz e esperançosa de seguir em frente com intervenções em grafite, já que atuava até então com artes digitais e em paredes, como falou ao portal do Instituto Gea.

“Estava procurado um curso para me especializar mais nos desenhos em paredes que eu já fazia, mas na área do grafite não tinha vivência e prática. A melhor experiência foi ir para o muro, pois eu já tinha contato com tinta e pincel, mas nunca tinha mexido com spray”, alegra-se Júlia.

Com 22 anos de idade, Julia Reis cursava no início de 2024 o 4° período de Licenciatura em Artes Visuais no Centro Universitário Católico Ítalo-brasileiro em Santo Amaro, na Capital, onde mora. Especializar-se ao máximo dentro do mundo artístico é sua meta, seja para ampliar conhecimentos, seja para dar aulas.

“Me apaixonei pelo ensino de Arte-educação. Procuro me especializar e aprender diversas áreas como o grafite, para repassar futuramente. Pretendo ser professora de arte para ter uma renda fixa e atuar em artes em parede como uma renda extra”, diz a ex-aluna do Projeto Jovens Caminhos.

 

  • Confira temas relacionados com o tema da educação

 

Por Raquel Lima Ramos, coordenadora do Projeto Jovens Caminhos

Compartilhe... Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Reddit Telegram WhatsApp
ANTERIORPartituras de sufragista negra são descobertas por pesquisadora da UnB
PRÓXIMA Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro
Redação
  • Website

BC - Portal Brasil Criativo é a sua plataforma de conteúdo que mostra as diversas formas da criatividade brasileira no século XXI. Aqui você encontra notícias, artigos, colunistas e histórias de sucesso que revelam o potencial inovador e transformador do nosso país. Descubra, conecte, e inspire-se com um Brasil Criativo.

Notícias Relacionadas

Educação

Novo Plano Nacional de Educação está atrasado, mas apresenta metas ambiciosas

12 de agosto de 2025
Educação

Escola em tempo integral deve ter jornada mínima de 35 horas semanais

5 de agosto de 2025
Educação

Inscrições do Fies para o 2º semestre começam nesta segunda-feira (14)

14 de julho de 2025
Comente Nossa Notícia

Deixe Seu Comentário Cancelar Resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Publicidade

Publicidade

Colunas

O poder do “Outro Turismo”

Rafael Freitag10 de outubro de 2023

A falta de acessibilidade nos retira o direito de realizar sonhos

Ana Paula Koch de Bona10 de outubro de 2023

21/09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ana Paula Koch de Bona21 de setembro de 2023

A Inteligência Artificial é o fim das agências de viagens?

Rafael Freitag15 de maio de 2023
Redes Sociais do BC
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • WhatsApp
Portal Brasil Criativo
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
© 2025 Portal Brasil Criativo, todos os direitos reservados – Por Zdzain

Digite algo e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.