Os desafios enfrentados pela juventude foram tema de debate durante o evento “Cidadania em Movimento: um pacto pela erradicação da pobreza”, promovido pelo HubEP (Hub para Erradicação da Pobreza) em parceria com a PUC-Rio, nessa semana. O objetivo foi a construção de uma agenda alinhada ao pacto pela erradicação da pobreza.
Os palestrantes trouxeram para o centro das discussões temas como A situação de empobrecimento no Brasil; Raça, gênero e pobreza; Emergência climática e pobreza; Políticas públicas, setor cidadão e empresas no enfrentamento à pobreza; e Colaboração multissetorial para a sustentabilidade; e Comunicar e mobilizar para transformar. O debate teve como facilitadores Tomás de Lara, especialista em economia colaborativa, circular e sustentável, e Ruth Espínola, economista e professora da PUC-Rio.
“A democracia é o caminho para resolver a pobreza. E, hoje, o jovem da periferia não se sente parte desse processo cidadão, do processo de estar construindo o país. Então, como a gente cria esse poder de inclusão?“, aponta Vandré Brilhante, diretor-presidente do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável).
O Hub para Erradicação da Pobreza – HubEP é resultado de um movimento pioneiro composto por: Ação da Cidadania, CIEDS, Gastromotiva, Instituto Dara, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Rede Asta, Sistema B e UNIperiferias, organizações sociais que decidiram unir esforços com ações e propostas conjuntas para enfrentar a pobreza, sendo um espaço de disseminação e produção de conhecimento.