Que o cinema nacional vive uma fase de retomada do seu protagonismo internacional, não há mais dúvidas. E o Brasil acaba de levar seu primeiro prêmio no Festival de Cannes 2025. O filme “Virtuosas”, produzido pela Novelo Filmes, produtora de Florianópolis liderada por mulheres, é um thriller de terror, que mistura suspense e humor, venceu o “Goes to Cannes” nesta segunda-feira.
A premiação integra o programa Marché du Film, que apresenta filmes em pós-produção ao mercado internacional. A produção catarinense concorreu com outros 20 longas selecionados em festivais da Austrália, Turquia, Hong-Kong e Estônia.
A cineasta catarinense Cíntia Domit Bittar assina a direção do longa-metragem produzido por Ana Paula Mendes e atuações das atrizes Bruna Linzmeyer e Juliana Lourenção, igualmente catarinenses.
Virtuosas (Virtuous Women) foi um dos cinco projetos brasileiros selecionados por edital do Ministério da Cultura (MinC) para compor o programa Goes to Cannes. Este ano, o Brasil é o país de honra do mercado oficial do Festival.
O prêmio de Dez mil euros foi oferecido pela Sideral Cinema, estúdio espanhol especializado na venda e distribuição de filmes independentes internacionais.