• Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Bem-vindo(a), hoje é 19 de agosto de 2025.
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Portal Brasil Criativo
  • Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas

    Verissimo permanece internado em estado grave em Porto Alegre

    18 de agosto de 2025

    “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” retorna ao cinema após 30 anos

    15 de agosto de 2025

    Maranhão comemora títulos de Patrimônio da Humanidade

    15 de agosto de 2025

    Rio Innovation Week discute tendências e soluções globais até sexta

    14 de agosto de 2025

    Safra de grãos será recorde com destaque para milho e soja

    14 de agosto de 2025
Publicidade
Portal Brasil Criativo
Início » Prefeitura de Belém realiza o Fórum das Cidades com gestores de municípios dos oito países da Pan-Amazônia
Ecocidades

Prefeitura de Belém realiza o Fórum das Cidades com gestores de municípios dos oito países da Pan-Amazônia

RedaçãoPor Redação3 de agosto de 2023Atualizado:3 de agosto de 2023Nenhum comentário5 min.
Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram E-mail WhatsApp
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

A Prefeitura de Belém promove, nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar, o Fórum das Cidades Amazônicas, reunindo prefeitos e prefeitas dos países Pan-amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).

O Fórum vai debater a dimensão urbana da Amazônia com vistas a promover políticas públicas e fortalecer o protagonismo dos municípios no impulsionamento da urbanização sustentável na região.

Belém na rota de eventos internacionais de meio ambiente 

O encontro é o primeiro de três eventos importantes que a capital paraense vai sediar nos primeiros dias do mês de agosto. A perpectiva é entender e solucionar os desafios e problemáticas vivenciadas pelos movimentos sociais, povos da Amazônia, das cidades urbanas amazônicas e seus gestores municipais.

No período de 4 a 6 de agosto, ocorre o segundo evento sobre meio ambiente, o Diálogos Amazônicos, também no Hangar. Saiba mais sobre o evento e inscrições AQUI.

E, nos dias 8 e 9 de agosto, Belém vai reunir os líderes dos países amazônicos para debaterem e indicarem soluções para questões que impactam o meio ambiente e a população da Pan-Amazônia.

Ouvir os prefeitos

Pela importância que a Amazônia carrega historicamente no mundo, o Fórum das Cidades busca dar voz aos gestores das cidades que enfrentam desafios que somente a região vivencia.

“A voz de quem está sobre o território, no caso, os prefeitos, é pouco escutada”, pontua o coordenador da Coordenação de Relações Internacionais (Corint) da Prefeitura de Belém, Luiz Arnaldo, que está na organização do Fórum. “Como objetivo de médio prazo, nós queremos fazer com que essa força das cidades amazônicas esteja presente na COP-30, em novembro de 2025: que ela seja ouvida”.

Dentro do Fórum das Cidades Amazônicas será articulado e aprovado um documento (carta) que elencará as necessidades da Organização de Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que é o acordo de cooperação entre os oito países da Pan-Amazônia.

“O Fórum não é apenas um encontro, é o lançamento de uma organização de caráter permanente de articulação das cidades da Amazônia”, destacou Luiz Arnaldo.

Parceria

O evento vai contar também com a presença do ministro das cidades, Jader Filho, que atua na pasta que realiza projetos voltados para habitação e desenvolvimento dos municípios brasileiros.

Em Belém, o Ministério das Cidades, juntamente com a Prefeitura, retormou diversas obras do programa “Minha Casa, Minha Vida”, como o Viver Mosqueiro, Viver Outeiro, além do empreendimento na Vila da Barca.

A parceria da gestão municipal com o Governo Federal vai além dos eventos internacionais que estão sendo realizados em Belém, transformando a cidade em referência na discussão do meio ambiente e da região amazônica. Projetos concretos entre Prefeitura e o governo brasileiro já estão sendo preparados para iniciarem, visando a Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (COP-30).

Um deles é a reforma de todo o Complexo do Ver-o-Peso, desde os mercados da Carne e do Peixe, as feiras de ervas e hortigranjeiros, os boxes de comidas e a venda de artesanato, além da Pedra do Peixe e estacionamento, assim como a Feira do Açaí. Ainda estão incluídas as revitalizações das avenidas João Alfredo e Santo Antônio, no centro comercial.

Outro projeto feito em cooperação é o Parque Urbano Igarapé São Joaquim, na Bacia Hidrográfica do Una. A área vai receber obras de urbanização, sistema de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, abastecimento de água e mobilidade urbana, orçadas em R$ 150 milhões.

Inovação 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressalta que “o Fórum das Cidades Amazônicas é uma inovação que vem sendo organizada pela Prefeitura de Belém com diversas instituições para debater os problemas urbanos e formalizar uma proposta sustentável das cidades amazônicas e apresentar esse documento na Cúpula da Amazônia, que será realizada em agosto.

Por isso, o evento será realizado antes da Cúpula. Mas, também, sinaliza propor e é bem provável que, dessa proposição, se consolide a criação de um Fórum Permanente de Cidades Amazônicas ou uma rede de Cidades Amazônicas”, informou Edmilson Rodrigues.

O Fórum das Cidades Amazônicas é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Belém, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e em coordenação com o Governo do Estado do Pará, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) e ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Programação

No primeiro dia do Fórum, quinta-feira, 3, haverá uma mesa de abertura com a participação de diversas autoridades lideradas pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Em seguida, serão realizadas mesas de discussões políticas e técnicas, com a participação de autoridades locais e especialistas que tratarão de temas como Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Urbano Sustentável, Bioeconomia, Fronteiras, Gestão Territorial, Financiamento, entre outros.

Todos os debates e suas respectivas recomendações serão registrados por uma equipe de sistematizadores que produzirá uma síntese a ser transformada em uma Carta de Intenção.

Aliança entre setores

No segundo dia, sexta-feira, 4, serão apresentadas iniciativas de aliança entre parceiros do setor público, privado e terceiro setor em prol das cidades amazônicas, seguidas de um momento de discussão, junto a representantes da OTCA, sobre os próximos passos para a instalação do Fórum das Cidades Amazônicas.

E, por fim, a Carta de Intenção será apresentada, para aprovação, em uma plenária composta por autoridades locais das cidades amazônicas.

A Carta de Intenção das Cidades Amazônicas será lida pelo prefeito Edmilson Rodrigues na sessão inaugural da Cúpula Presidencial dos Países Amazônicos (a Cúpula da Amazônia).

Amazônia Belém Fórum Cidades Amazônicas Sustentabilidade
Compartilhe... Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Reddit Telegram WhatsApp
ANTERIORProgramação do Floripa Conecta movimenta cidade no mês de agosto
PRÓXIMA MinC quer promover a economia criativa dos povos da pesca artesanal
Redação
  • Website

BC - Portal Brasil Criativo é a sua plataforma de conteúdo que mostra as diversas formas da criatividade brasileira no século XXI. Aqui você encontra notícias, artigos, colunistas e histórias de sucesso que revelam o potencial inovador e transformador do nosso país. Descubra, conecte, e inspire-se com um Brasil Criativo.

Notícias Relacionadas

Ambiental

Dicas para uma viagem de avião mais sustentável

15 de julho de 2025
Ecocidades

Governo abre inscrições para Prêmio Bicicleta Brasil

7 de julho de 2025
Ecocidades

Brasil prepara o maior mutirão de limpeza ambiental do mundo

29 de junho de 2025
Comente Nossa Notícia

Deixe Seu Comentário Cancelar Resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Publicidade

Publicidade

Colunas

O poder do “Outro Turismo”

Rafael Freitag10 de outubro de 2023

A falta de acessibilidade nos retira o direito de realizar sonhos

Ana Paula Koch de Bona10 de outubro de 2023

21/09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ana Paula Koch de Bona21 de setembro de 2023

A Inteligência Artificial é o fim das agências de viagens?

Rafael Freitag15 de maio de 2023
Redes Sociais do BC
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • WhatsApp
Portal Brasil Criativo
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
© 2025 Portal Brasil Criativo, todos os direitos reservados – Por Zdzain

Digite algo e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.