O aluno de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Diogo Leon Oliveira Soares, prova que a ciência e o empreendedorismo podem caminhar juntos ao transformar sua pesquisa acadêmica em uma startup inovadora: a Proxima Dimension Technologies. A empresa, incubada no Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT), desenvolve balanças de empuxo para medição precisa de propulsores elétricos utilizados em satélites e veículos espaciais – uma tecnologia essencial para o avanço do setor aeroespacial brasileiro.
No ano passado, em meio a 134 projetos inscritos, o projeto do Diogo foi um dos 23 selecionadas no Batch #24, processo seletivo de novas startups do PIT. Esse sucesso foi impulsionado por sua participação na trilha “Programa Empreendedorismo na Ciência“, uma iniciativa conjunta do PIT e do INPE que capacita pesquisadores em modelagem de negócios, desenvolvimento de MVP (Produto Mínimo Viável) e técnicas de apresentação (pitch). Durante seis semanas, Diogo aprimorou seu modelo de negócios, recebeu mentoria técnica e feedback valioso de especialistas do setor, preparando-se para levar sua inovação ao mercado.
Impacto e próximos passos
A Proxima Dimension Technologies resolve um grande desafio do setor aeroespacial brasileiro: a falta de equipamentos nacionais para testes de propulsão elétrica. Com essa inovação, a startup reduz custos, fortalece a indústria nacional e diminui a dependência de importações, tornando o Brasil mais competitivo no cenário global.
Agora, a empresa avança para o Nexus Lab, principal programa de incubação do PIT. Esse ambiente oferece infraestrutura de ponta, mentoria especializada e conexões estratégicas, criando condições ideais para que startups em fase inicial alcancem novos patamares.
Oportunidades para novos empreendedores
A jornada de Diogo é uma prova de que o conhecimento adquirido na pós-graduação pode ir muito além dos laboratórios e se transformar em negócios inovadores. “Se você é aluno do INPE e tem interesse em levar suas pesquisas para o mercado, fique atento: novas iniciativas dentro do escopo de Empreendedorismo Acadêmico serão divulgadas no próximo mês. Essa pode ser a sua chance de transformar sua ideia em uma empresa de sucesso”, informa Andreia Sorice Genaro, coordenadora de Gestão de Projetos e Inovação Tecnológica do INPE.