O Núcleo de Pesquisa e Extensão Sustentarea, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, acaba de estrear a quinta temporada do podcast Comida Que Sustenta, com o episódio Brasil e a COP30. O primeiro programa traz reflexões sobre o protagonismo brasileiro nas negociações climáticas e o papel dos sistemas alimentares nas conferências do clima.
O episódio conta com a participação do sociólogo Arilson Favareto, professor titular da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, também sediada na FSP. Em conversa com as apresentadoras Pâmela di Christine e Nadine Marques, o pesquisador discute os desafios e as expectativas para a COP30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém, no Pará.
O episódio destaca a necessidade de integrar clima, alimentação, justiça e participação social no enfrentamento das mudanças climáticas, reforçando a importância do debate sobre sistemas alimentares sustentáveis em um cenário global cada vez mais pressionado por crises ambientais.
A quinta temporada do podcast terá episódios quinzenais, com entrevistas e conteúdos voltados à sustentabilidade dos sistemas alimentares, sempre com ênfase na preparação e nos desdobramentos da COP30.
Clique abaixo para conferir o primeiro episódio na íntegra:
O podcast Comida Que Sustenta está disponível nas principais plataformas de áudio e também no canal do Sustentarea no YouTube. Para ouvir o episódio e saber mais sobre o projeto, acesse o canal do YouTube, do Spotify ou o site.