Morreu na tarde deste domingo, 13 de outubro, o publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos. Ele estava internado há quatro meses no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, em decorrência de pneumonia e outras complicações pulmonares. O corpo será levado nesta segunda-feira para São Paulo. Não foram divulgadas maiores informações sobre o velório e sepultamento.
Nota
“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou a unidade em nota.
Olivetto morreu por volta das 17h15 e deixa a esposa e três filhos — Homero, Antônia e Theo.
A publicidade brasileira perde seu nome mais eloquente, criador de personagens como o Garoto Bombril e influenciador de gerações de criativos no Brasil e em todo o mundo.
Desde 2018, Olivetto estava afastado do dia a dia da publicidade brasileira, quando se desligou da WMcCann e passou a morar em Londres.
Hall of Fame
Um dos publicitários mais populares e premiados de todos os tempos, Olivetto construiu uma carreira com trabalhos históricos, incluindo filmes como “Primeiro Sutiã”, “Homem com mais de 40 anos” e campanhas clássicas como o “Garoto Bombril” e o cachorrinho de Cofap, entre outros. Sua história de empreendedorismo na publicidade teve início em 1986, quando deixou a DPZ para lançar a W/GGK, que mais tarde, mudaria o nome para W/Brasil. A agência de Olivetto se fundiu com a McCann, em 2010, ganhando o nome de WMcCann.
Olivetto também recebeu em 2014 o “Clio Lifetime Achievement Award” e em 2015 foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o Creative Hall of Fame, do The One Club.
Como criativo, foi o primeiro vencedor do prêmio Caboré, na edição inaugural do evento, em 1980, e voltou a vencer em 1984 e 1986. Como Empresário ou Dirigente da Indústria da Propaganda, Olivetto ganhou o Caboré em 1988 e em 1990. Além de seus troféus pessoais, foi premiado ainda nas agências que comandou: duas vezes com a W/GGK (1987 e 1988) e outras duas como W/Brasil (1989 e 2001). Em 2019, recebeu uma homenagem especial no Caboré.
Comerciais inesquecíveis
“Primeiro sutiã”, da W/GGK para Valisère (1987)
O slogan “O primeiro Valisère a gente nunca esquece” é um dos bordões icônicos da publicidade.
“Garoto Bombril”, da DPZ para Bombril (1978)
om mais de 300 filmes e 26 anos ininterruptos no ar, a campanha é a mais longeva da publicidade mundial. O personagem criado, na DPZ, por Francesc Petit e Washington Olivetto foi materializado pela interpretação do ator Carlos Moreno.