No mês do cinquentenário do Hip-Hop, o Ministério da Cultura (MinC) promove audiência pública para ouvir a população sobre a proposta do projeto de lei que institui o Dia do Hip-Hop e a Semana de Valorização da Cultura Hip-Hop.
A homenagem faz referência ao 11 de agosto, data que marca o surgimento do movimento cultural.
A reunião virtual será no dia 9 de agosto, a partir das 20h, via plataforma Microsoft Teams. Para participar é só fazer a inscrição antecipada no site do Ministério da Cultura. Basta clicar aqui.
“A cultura Hip-Hop é uma forma de expressão poderosa, um agente transformador que transcende barreiras e fronteiras, unindo a juventude em torno da música, da dança, da poesia e da arte urbana. Por meio dela, a juventude tem denunciado e enfrentado o preconceito, a violência e as desigualdades sociais presentes no país e proposto reflexões críticas sobre a realidade em que vivem. O Ministério da Cultura reconhece e valoriza essa cultura como uma das vozes mais poderosas da juventude periférica”, destaca a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg. “O projeto de lei reconhece o papel relevante de uma expressão cultural rica e potente na construção da identidade e no empoderamento de jovens, e representa uma via valiosa para a promoção de políticas públicas para o movimento”, completa.
O rapper do grupo paulistano Rosana Bronk’s e integrante do Construção Nacional da Cultura Hip-Hop, Zuruka, ressalta a importância do projeto de lei. “O Hip-Hop é uma cultura que revolucionou o planeta, mudou as nossas vidas e segue mudando a vida das pessoas nas periferias. Um projeto de lei para esse movimento é um marco e uma grande vitória”.
Além da secretária da SCDC, o evento irá contar com a presença do assessor da Secretaria Executiva do MinC, Yuri Soares, e de representantes do Construção Nacional da Cultura Hip-Hop.
O objetivo é possibilitar que a sociedade apresente opiniões, sugestões, críticas e informações a respeito da importância da valorização da cultura Hip-Hop, contribuindo com o projeto de lei.
A comemoração do Dia do Hip-Hop e da Semana de Valorização da Cultura Hip-Hop visa o desenvolvimento de uma agenda colaborativa de iniciativas para promover ações e programas da administração pública federal e entes federados para dar visibilidade, fomentar e difundir esta cultura em todo o país.
Origem
Movimento artístico e cultural que combina grafite, break e rap com DJs e MCs, o Hip-Hop nasceu na década de 1970 no bairro do Bronx, em Nova York, por meio das comunidades afro-americanas, latinas e jamaicanas. No Brasil, surgiu nos anos 1980, em encontros na Rua 24 de Maio e em frente à estação São Bento do metrô, na região central de São Paulo, onde despontaram nomes como Thaíde, DJ Hum, Racionais MC’s e Rappin’ Hood.