A primeira malha tecnológica brasileira capaz de capturar dióxido de carbono (CO2) do meio ambiente e eliminá-lo durante o processo de lavagem chega ao consumidor nesta quinta-feira (22). Desenvolvida pela Malwee em parceria com a startup de Singapura Xinterra, a camiseta terá edição limitada e venda exclusiva pelo e-commerce da marca.
A indústria da moda é responsável por 2 a 8% da emissão global de carbono, principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas. Buscando alternativas a este cenário, a marca investiu dois anos de pesquisa e estudos em laboratório para o desenvolvimento da tecnologia COzTERRA para o mercado têxtil, que foi adaptada da construção civil para o setor têxtil.
O resultado dos estudos é a camiseta batizada de “Ar.voree”. A malha representa um avanço concreto no desenvolvimento de soluções regenerativas aplicadas à moda. Após 25 usos e lavagens, uma única peça é capaz de capturar a mesma quantidade de CO₂ que uma árvore adulta, tornando-se um verdadeiro agente de transformação ambiental.
“Acreditamos que a inovação é um dos caminhos mais eficazes para uma moda mais consciente e com menor impacto ambiental. Moda, tecnologia e sustentabilidade precisam caminhar juntas. E essa peça é um convite para que as pessoas também façam parte desse ciclo”, afirma Gregório Reis, Diretor de Marketing do Grupo Malwee.