Localizado em Belo Horizonte, o Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento e inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, além de oferecer suporte aos seus familiares. Reconhecido como uma das 100 melhores organizações não governamentais (ONGs) do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs, o instituto destaca-se por seu comprometimento com a governança, transparência e a promoção da inclusão. Atualmente, a instituição atende 900 famílias, oferecendo uma variedade de serviços que abrangem todas as fases da vida, desde bebês até idosos.
Através do Programa Talento Apoiado, o Instituto está buscando pessoas com deficiência intelectual para inclusão no mercado de trabalho, em busca de desenvolver, capacitar e proporcionar oportunidades mais justas para essas pessoas que foram e infelizmente ainda são tão invisibilizadas pela sociedade.
Se tiver interesse, envie um e-mail para querotrabalhar@manodown.com.br.
Idealizado por Leonardo Gontijo em 2011, o Instituto nasceu do amor pelo irmão caçula, Eduardo, que tem síndrome de Down. O projeto evoluiu ao longo dos anos, expandindo suas frentes de atuação e a capacidade de atendimento.
Esta iniciativa do Instituto ManoDown está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especificamente as metas ligadas a trabalho de qualidade e crescimento econômico (ODS 8) e redução de desigualdades (ODS 10). Além disso, a instituição integra a Rede de Pacto Global Brasil e trabalha para a aprovação da ODS 18, que visa à acessibilidade para todos.
A missão do Instituto é quebrar o ciclo de exclusão e invisibilidade social que afeta pessoas com deficiência intelectual, contando com o apoio de doadores, parceiros e apoiadores, como a parceria essencial com a empresa Blip. Essa colaboração tem permitido ao Instituto inovar e avançar em sua missão de substituir a exclusão por oportunidades para todos.